Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Hipertensão pode ser combatida com cuidados simples

Por uma vida mais saudável: hipertensão pode ser combatida com cuidados simples

A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, um quarto da população adulta brasileira sofre com a doença, responsável por provocar infarto, derrame e outras complicações.

A hipertensão arterial acontece quando a pressão está acima do limite considerado ideal, ou seja, 12 por 8. O problema é caracterizado pela dificuldade do sangue em passar pelos vasos do organismo devido ao endurecimento das paredes das artérias. No entanto, para preveni-lo e combatê-lo são necessárias medidas simples, como adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Para quem é hipertenso, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), aconselha reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados, devido a grande quantidade de sódio, e dar preferência às frutas. O ideal, segundo o Instituto, é comer peixe ao menos duas vezes por semana e optar por carnes brancas ou magras de boi. Além disso, é necessário seguir de forma correta e controlada o uso dos medicamentos anti-hipertensivos, prescritos pelo médico.

Confira outras recomendações do INC:

– Pratique exercícios físicos com orientação médica. A atividade deve ser realizada por cerca de 30 minutos, cinco vezes por semana. Intercalar pequenas corridas com caminhadas, fazer hidroginástica ou utilizar esteira e bicicleta ergométricas auxiliam na melhora do condicionamento físico. Hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames clínicos, eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;

– Cuide da alimentação. Receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de ser preparadas em casa. Queijo minas, peito de peru, requeijão light, ricota, passas, cenoura, beterraba, damasco, salsa, cebolinha, alho, abacaxi, melancia, melão, pera, maçã, tangerina e castanhas podem ser consumidos. Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco.