Dores intensas do lado direito da barriga e nas costas em até uma hora após a realização de uma refeição, diarreia e pele amarelada requer muita atenção. Ainda mais se forem acompanhadas de febre alta, náuseas e vômitos. Esses sintomas podem indicar que a pessoa esteja sofrendo de cálculo biliar, a popular pedra na vesícula.
A doença, que atinge em sua maioria mulheres, ocorre quando pequenas pedras se formam na vesícula biliar, órgão localizado na parte inferior do fígado. Trata-se de uma espécie de bolsa onde é armazenado a bílis, um líquido amarelo-esverdeado, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato, produzido pelo próprio fígado, que auxilia na digestão.

As pedras podem surgir por diversos fatores, mas normalmente acontece quando há uma alteração na composição da bílis. Dieta rica em gorduras e carboidratos simples e pobre em fibras, alimentos integrais, frutas e verduras podem causar essa alteração, assim como diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e falta de atividade física.
O tratamento do cálculo biliar pode ser feito de várias maneiras, já que os sintomas apresentados, idade e peso do paciente e, principalmente, tamanho e a quantidade de pedras na vesícula, podem interferir. Para diagnosticar a doença e dar início em seu tratamento, o exame inicial que deve ser realizado é a ultrassonografia.

Caso as pedras sejam pequenas e não causem tanta dor, o tratamento pode ser feito através de uma dieta adequada e medicamentos para que elas sejam expelidas pelo intestino. No entanto, se as pedras forem grandes e em grande quantidade, o tratamento é feito com ondas de choque e até por cirurgias para a retirada da vesícula.
Se não for tratada adequadamente, a doença pode acarretar problemas ainda mais graves para a saúde dos pacientes. Colecistite (inflamação da vesícula), colangite (infecção grave causada por bactérias) e pancreatite aguda (obstrução do duto do pâncreas), são algumas das complicações causadas pelo cálculo biliar, que podem levar à morte.