Revise sua saúde: a hora do check up

Você já cansou de ouvir que é melhor prevenir que remediar? Então aproveite para fazer o seu check up, ou seja, os exames e consultas médicas anuais que podem prevenir uma série de doenças. Se a saúde está ótima, nada melhor que recorrer a um check up, a ferramenta mais importante da medicina preventiva, para evitar futuros aborrecimentos.

O conjunto de exames, conhecido pela expressão inglesa “check up”, se popularizou na década de 60, no auge do programa espacial norte-americano. Os astronautas precisavam ser avaliados com rigor para checar se estavam ou não aptos para encararem a ida ao espaço. No final da mesma década, o check up já era indicado pelos médicos para os pacientes em geral.

Prevenir ainda é o melhor remédio

A tecnologia hoje disponível permite aos médicos não só identificar com precisão a origem dos sintomas, como também antecipar a descoberta de certas doenças.

Outro importante avanço na medicina preventiva foi a personalização do check up. Há alguns anos, os exames eram iguais para praticamente todos os pacientes, focando no coração, glicemia e doenças vasculares. Atualmente, os médicos preferem personalizar o check up, com base no histórico de cada paciente, faixa etária, hábitos de vida e histórico familiar. A vantagem é que um possível diagnóstico é mais rápido quando a série de exames é feita pensada de maneira individual.

Quem deve fazer

Pela regra geral, o check up é recomendado para pessoas a partir dos 40 anos. Entretanto, alguns médicos consideram que aos 35 já é possível detectar precocemente doenças relacionadas com a mudança de hábitos e estilo de vida. Além do clínico geral, os exames devem incluir especialidades como a urologia, ginecologia, dermatologia, oftalmologia e cardiologia, entre outras.

As mulheres têm a vantagem de serem acompanhadas desde cedo por um ginecologista, seja para o uso de métodos anticoncepcionais, para acompanhamento pré-natal ou para tratamento de doenças típicas da mulher.

Já os homens acabam procurando o urologista apenas quando o problema já está instalado. Para se ter uma ideia, de 60 a 70% dos casos de câncer de próstata são detectados quando a doença já está disseminada. Este tipo de tumor é uma das maiores causas de morte na população masculina no Brasil. Porém, se diagnosticado e tratado precocemente, a taxa de cura é altíssima.

Exames de imagem são grandes aliados da lista do check up, como ultrassom de tireoide, mamas, próstata e o ecocardiograma, além do raio-X de tórax. Todos eles você encontra na Clínica Cavallieri. Não perca mais tempo, procure seu médico e marque hoje mesmo seus exames!