Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Os benefícios da dança para a saúde

Mais do que um exercício físico associado à diversão e prazer, a dança é uma atividade cerebral completa, pois ela contribui para a ativação da atenção, da percepção sonora e da coordenação motora.

A dança também se mostra muito eficaz quando o assunto é o coração, já que ao praticá-la a circulação e frequência cardíacas são ativadas reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Neste sentido, o colesterol também pode ser impactado com os exercícios de dança que inibem o surgimento do chamado “colesterol ruim”, o LDL, um dos fatores que contribuem para a manifestação de implicações cardiológicas.

Os benefícios não param por aí. Dançar qualquer que seja o ritmo também ajuda a controlar o peso, devido à queima de calorias, colabora para manter o tônus muscular porque a movimentação da dança trabalha áreas do corpo que geralmente não são atingidas em outras atividades, além de aumentar a flexibilidade, pois exige que os músculos se estiquem para realizar os movimentos. De tabela, a dança contribui para o fortalecimento das articulações ajudando a aliviar, em médio prazo, as dores nas “juntas”, como se diz popularmente.

Outros ganhos além dos físicos são os reflexos da dança nos aspectos emocionais das pessoas. A prática de mexer o corpo reduz o estresse e combate a depressão, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e até no tratamento de psicopatologias. Como uma atividade dinâmica que possibilita um relaxamento mental e dos músculos, atua no alivio da tensão psicológica e corporal dando mais energia e disposição.

A autoestima é outro ponto trabalhado na dança, já que ao realizar a atividade, a pessoa é impulsionada a desenvolver novas habilidades corporais, o que demonstra a própria capacidade de superar seus limites dando-lhe mais confiança em si mesmo.

Enfim, a junção de uma atividade física divertida e que ainda contribui para a da saúde é uma forma de quebrar o sedentarismo com prazer e alegria. Mas, antes de se matricular em uma aula, é importante se atentar à sua própria condição física e realizar exames preventivos como ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma para checar como está o coração, órgão que precisa estar em bom funcionamento para a prática de exercícios.