Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Metade dos brasileiros com diabetes desconhecem que têm a doença

Cerca de 14 milhões de brasileiros que sofrem com o diabetes não sabem que tem a doença. Um número preocupante segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, responsável pela pesquisa. De acordo com especialistas, isso acontece, principalmente, porque a doença não costuma apresentar sintomas no início.
Os sinais surgem quando a doença se encontra em um estado mais avançado. Boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente são os principais sintomas. Se não for tratado, o diabetes pode ter consequências gravíssimas, como cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores.
Segundo os especialistas, homens ou mulheres com mais de 40 anos, que tenham pressão alta, obesas, que possuem a circunferência abdominal elevada, altas taxas de triglicérides e com o HDL (o colesterol bom) baixo, devem prestar muita atenção, pois estes são os principais fatores de risco do diabetes.

Diagnóstico
Para diagnosticar a doença existem diversos exames, como hemoglobina glicada e curva glicêmica. No entanto, o principal é a glicemia de jejum, que mede o nível de açúcar no sangue. Os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL).
Caso o resultado do exame aponte valores entre 99 e 140 mg/dL é necessário repeti-lo em outra oportunidade. Acima de 140 mg/dL já são suspeitos de diabetes, mas também deve ser repetido em outra ocasião. Valores acima de 200 mg/dL indicam o diagnóstico do diabetes.
Apesar de ser uma doença crônica, é totalmente possível levar uma vida normal com o diabetes. O tratamento consiste em controlar a glicemia, a fim de evitar possíveis complicações. Praticar atividades físicas, manter uma dieta alimentar saudável, evitar bebidas alcoólicas, cortar o cigarro e controlar o estresse também são importantes.

Prevenção
Pessoas com histórico de diabetes na família devem ter atenção redobrada com a doença. Manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas e praticar atividades físicas regularmente são fundamentais para prevenir o diabetes e poder viver tranquilamente.