Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Invista nos alimentos certos e previna o câncer de mama

Invista nos alimentos certos e previna o câncer de mama

 

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, em todo o mundo. A prevenção ainda é o fator mais importante, lembrando que a ultrassonografia das mamas é indicada para mulheres a partir dos 30 anos de idade e a mamografia para mulheres com mais de 40 anos. Entretanto, adotar um estilo de vida saudável também contribui para diminuir o risco de desenvolver um tumor nas mamas.

A alimentação tem papel fundamental, não só na prevenção do câncer de mama, como de diversas outras doenças. Várias pesquisas estão sendo realizadas ao redor do mundo para entender qual a relação dos alimentos com o processo carcinogênico e os possíveis benefícios que eles podem proporcionar para prevenir o câncer.

O que se sabe é que a fase inicial da doença está associada ao dano no material genético da célula. Na maioria das vezes, isso acontece devido ao ataque dos chamados radicais livres, substâncias produzidas pelo próprio organismo, que podem prejudicar as células. Desta forma, os nutrientes antioxidantes poderiam reduzir o risco de desenvolver o câncer, já que combatem os radicais livres.

A linhaça, semente rica em ácidos graxos e ômega-3, conhecida pela capacidade de prevenir doenças cardiovasculares e de estômago, também pode prevenir o câncer de mama. Segundo recente estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, a linhaça pode impedir o crescimento de tumores, incluindo o câncer de mama.

Os cientistas avaliaram as lignanas, fitoquímicos presentes na linhaça e em outros vegetais, que são semelhantes ao estrógeno, hormônio feminino. A descoberta foi surpreendente: a linhaça contém de 75 a 800 vezes mais lignanas que a maioria dos alimentos. E mais: o estudo incluiu uma dieta rica no alimento em pacientes com câncer de mama, que apresentaram redução de até 50% do tamanho do tumor, além de apresentarem menos metástases da doença.

 

A teoria dos pesquisadores para os resultados obtidos é que as lignanas interferem na ação do estrogênio, enganando os receptores do hormônio e se acoplando a eles. Com isso, o estrógeno tem seu impacto no tecido mamário reduzido. A pesquisa continua e deve avaliar agora um número maior de pacientes para entender melhor a ação da linhaça no câncer de mama.

Como usar os alimentos para prevenir o câncer?

Invista em uma dieta variada, rica em frutas, verduras e vegetais. Confira abaixo os alimentos benéficos à saúde, que ajudam a combater os radicais livres:

Linhaça: A linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes, por isso a dica é aquecer a semente antes de consumir. O calor diminui a atividade de algumas proteínas que poderiam atrapalhar o aproveitamento dos sais minerais. Como sua casca é bastante resistente, bata no liquidificador. Uma vez destruídas, as substâncias saudáveis contidas na linhaça penetram mais rapidamente na corrente sanguínea. Uma vez triturada, a linhaça precisa ser consumida imediatamente;

Betacaroteno: cenoura, tomate, caqui, manga, abóbora, couve, espinafre, brócolis;

Licopeno: extrato de tomate, molho de tomate, tomate, melancia, goiaba;

Vitamina C: frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, morango), brócolis, pimentão, couve;

Vitamina E: óleo de girassol, margarina, amêndoa, gérmen de trigo, amendoim;

Selênio: frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, carnes, ovos, leite e derivado.