Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Hiperplasia Prostática Benigna atinge metade dos homens com mais de 50 anos

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença que se caracteriza pelo aumento da glândula. É uma das doenças que mais atingem os homens com mais de 50 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, dois a cada cinco homens (41 %) com a idade acima de 50 anos e três a cada quatro (75 %) com mais 70 anos têm problemas com a passagem da urina, que podem ser causados pela HPB.

O processo natural do envelhecimento causa um crescimento lento da próstata. Porém, alguns homens apresentam um aumento maior, que leva ao desenvolvimento da HPB. É fundamental entender que a hiperplasia prostática benigna não é um tipo de câncer e não eleva o risco do paciente desenvolver um câncer. Entretanto, se não tratada, pode causar outras doenças no aparelho urinário como infecções na bexiga, nos rins e diminuição da função renal.

Sinais e Sintomas

  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite
  • Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar
  • Dificuldade de interromper o ato de urinar
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos
  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina
  • Dor durante a passagem da urina
  • Dor quando ejacula
  • Dor nos testículos

Diagnóstico

A partir dos 40 anos, todo homem deve procurar um urologista e realizar exames para avaliar o tamanho da próstata e outras condições. Um dos exames utilizados para verificar a saúde da próstata é o ultrassom, sendo um método não invasivo, de baixo custo quando comparado a outros exames de imagem, e altamente eficaz para detectar o aumento da glândula. O médico poderá solicitar exames adicionais, quando alguma alteração for notada.

Prevenção

Além dos exames médicos, é importante manter hábitos saudáveis de vida, diminuir o consumo de gorduras saturadas e de zinco e aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes. Pacientes obesos e diabéticos apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença. Portanto, praticar atividade física, manter o peso e comer de maneira saudável podem evitar a HPB.