Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Estalos podem ser sinais de doenças nas articulações e ossos

Os estalos que ouvimos nos dedos, punhos, cotovelos, ombros, pescoço, costas, quadril, joelhos e tornozelos, normalmente, são bolhas de gás estourando nas articulações. Algo simples, mas que ao se tornar frequente e vier acompanhado de inchaço, dor ou limitação do movimento, requer atenção.
O barulho pode ser um sinal de doenças nas articulações e até nos ossos. Quando isso ocorre, é importante buscar ajuda de um ortopedista, pois o especialista vai conseguir aliviar o desconforto no local e descobrir qual o motivo da dor, além de verificar a gravidade e as possíveis consequências para a saúde do paciente.
Sobrecarga, lesões, traumas e fissuras nas articulações e ossos são alguns exemplos dos problemas que podem ser indicados pelos estalos, assim como a artrose, doença que ataca as articulações desgastando a cartilagem que cobre as extremidades dos ossos e danifica os ligamentos.


Saiba mais sobre as causas dos estalos nas articulações:

– Nas articulações existe o líquido sinovial, que atua como uma espécie de lubrificante. O fluido contém gás oxigênio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Ao dobrar uma articulação, a cápsula articular é esticada e o gás é liberado, formando rapidamente bolhas, que acabam estourando no movimento.
– Quando uma articulação se move, pode acontecer de algum tendão ou ligamento ter seu curso modificado dependendo da angulação. Isso pode provocar um estalo, quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, quando as articulações se movem, os ligamentos podem se apertar e produzir um estalo quando forem desprendidos.