Dor abdominal pode ser sintoma de pancreatite

Dor no abdômen, acima do estômago e que irradia para as costas, é o sintoma mais comum da pancreatite, inflamação do pâncreas causada em 75% dos casos pela ingestão excessiva de bebida alcoólica. Além da dor, que está presente em 95% dos pacientes, a pancreatite pode causar enjoos e vômitos. A dor é bem típica, pois começa repentinamente e piora com o tempo.

Quando não há tratamento imediato, é possível notar presença de gordura nas fezes, que ficam amolecidas e com mau cheiro. Isso acontece no momento em que o pâncreas não consegue produzir as enzimas responsáveis pela digestão e pela absorção de gorduras presentes nos alimentos.

A pancreatite aguda é a segunda causa de internação entre as doenças do trato gastrintestinal. É considerado um problema grave de saúde e deve ser tratado como uma emergência médica. Pedra na vesícula, uso de medicamentos e lesões no abdômen também podem levar ao desenvolvimento da doença. A hipertrigliceridemia (triglicérides alto) também pode levar ao desenvolvimento da pancreatite, respondendo por cerca de 2% dos casos.

O ultrassom é um exame bastante útil para avaliar a saúde do pâncreas. O médico radiologista examina o abdômen do paciente, incluindo outros órgãos como a vesícula, que pode conter cálculos que obstruem a circulação das enzimas que levam ao desenvolvimento da doença.

O tratamento vai variar de paciente para paciente. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Os quadros menos graves podem ser tratados com remédios para aliviar a dor e dieta adequada. Outros pacientes podem necessitar de internação e até mesmo de cirurgia.

Prevenção

Como a maioria dos casos de pancreatite é causada pela ingestão de bebida alcoólica, a principal forma de prevenção é não beber ou seguir a recomendação de 1 dose para mulheres e 2 doses para homens. Uma dose corresponde a 1 lata de cerveja (360 ml) OU 150 ml de vinho OU 40 ml de bebida destilada.

Em alguns casos, a retirada da vesícula é uma forma de prevenir a pancreatite, mas isso vai depender do histórico de cada paciente
Lembre-se: Mantenha uma alimentação saudável e reduza o consumo de gorduras saturadas, sal, sódio e açúcar, assim como o de bebida alcóolicas.