Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Conheça a isquemia cardíaca, uma doença silenciosa e que pode ser fatal

Sedentarismo, tabagismo e obesidade estão entre os principais vilões da saúde do coração. Se não forem evitados, com o passar do tempo, é comum que contribuam para a formação de placas de gordura no interior das artérias. Quando isso acontece, há uma diminuição na passagem de sangue, causando a isquemia cardíaca. Uma doença silenciosa, que se não for tratada pode provocar o rompimento ou entupimento do vaso.

São raros os casos em que a isquemia cardíaca apresenta algum sintoma. Quando isso acontece, os principais sinais são dor ou queimação no peito, palpitações cardíacas, falta de ar, enjoo e mal estar. Porém, em mais da metade dos casos, a primeira manifestação da doença é o infarto agudo do miocárdio. Por isso, é fundamental que os exames preventivos sejam realizados com frequência para que a doença possa ser diagnosticada e tratada.
Para identificar a isquemia cardíaca é necessária a realização de alguns exames, como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma, além do exame de sangue, que pode identificar alterações que colocam em risco as artérias, como colesterol, glicemia e triglicerídeos. Diagnostica, o tratamento da doença pode ser feito através de medicamentos, prescritos por um médico especialista.
Os medicamentos podem ajudar a controlar os batimentos cardíacos, assim como a pressão arterial, além de reduzir as placas de gordura nas artérias e a formação de coágulos sanguíneos. Mas, nem sempre os medicamentos são suficientes. Quando isso acontece, é necessária a realização de cirurgia, como a angioplastia para a colocação de um stent ou a revascularização do miocárdio, que é a substituição de uma coronária por uma veia safena.

Prevenção
Para prevenir a isquemia cardíaca é necessário seguir recomendações simples, como controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente e manter uma dieta balanceada. Dessa maneira é possível controlar a pressão arterial, o colesterol e a diabetes. Evitar bebidas alcoólicas e cigarro também é fundamental, já que eles contribuem para o acumulo de placas de gordura e formação de coágulos sanguíneos.