Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Conheça cinco mitos sobre a mamografia, o exame que salva vidas

O câncer de mama é um dos mais comuns no país e uma das doenças que mais matam as brasileiras. E um dos motivos para que isso aconteça é o diagnóstico tardio. Atualmente, mesmo com todas as campanhas de conscientização sobre a prevenção da doença e a importância da realização dos exames, muitas mulheres não seguem as recomendações dos especialistas e deixam de se cuidar.

Exames como a mamografia são fundamentais para o diagnóstico e combate ao câncer de mama. Através dele é possível verificar se há presença de nódulos na mama, um dos sinais da doença. Para pôr fim as dúvidas que restam em torno do exame, conheça cinco mitos sobre a mamografia:

O autoexame substitui a mamografia? Mito.

O autoexame da mama é importante e deve fazer parte do dia a dia das mulheres, independentemente da idade, pois ele ajuda a verificar se há nódulos e outras alterações na mama, porém, não substitui a mamografia.

A mamografia dói? Mito.

A mamografia é um exame que, dependendo da sensibilidade da paciente, pode provocar um desconforto. Para amenizá-lo, especialistas recomendam realizar os exames em períodos em que as mamas se encontram menos sensíveis – nunca agendar antes da menstruação.

A mamografia só pode ser feita depois dos 50 anos? Mito.

Apesar do SUS recomendar a realização da mamografia para mulheres acima dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia indica o exame a partir dos 40. Para as mulheres que possuem histórico na família, é recomendável antecipar o exame para os 30 anos.

A radiação do exame é perigosa? Mito.

Os aparelhos utilizados na mamografia emitem radiação, mas não oferecem prejuízos à saúde, independente da idade da paciente que está realizando o exame. A mamografia é realizada em aparelhos que passam por um rigoroso controle de qualidade.

Apenas nódulos grandes são detectados pela mamografia? Mito.

Antes da mamografia, os nódulos só eram percebidos quando se tornavam palpáveis, com aproximadamente 1 cm. Agora, com o surgimento deste exame, é possível detectar nódulos a partir de 2 mm. E este diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de mama.