Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Confira quatro dicas para manter a saúde do coração em dia

Dados recentes do Ministério da Saúde estimam que aproximadamente 30% das mortes no Brasil são provocadas pelas doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, infarto do miocárdio, aneurisma da aorta, miocardite, entre outras. Entre os principais vilões estão a hipertensão arterial e a obesidade.
Quando não controlada, a hipertensão pode causar lesões na artéria aorta e provocar sobrecarga no coração, enquanto o excesso de peso exige um esforço maior do coração e de todo o sistema circulatório. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para proteger a saúde do coração. Confira quatro dicas:

Combata o estresse
O estresse pode contribuir para o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL), que pode levar ao desenvolvimento da aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, o que causa obstrução do fluxo sanguíneo. Além disso, o estresse contribui pode favorecer o surgimento do diabetes e ainda agravar problemas cardíacos. Portanto, combater a tensão do dia a dia é uma forma de prevenir as doenças do coração.

Menos sal, mais qualidade de vida
Quanto mais sódio a pessoa consumir, maior a chance de sofrer com os problemas causados pela hipertensão arterial. Maneire no sal e evite consumir produtos industrializados. Alimentos como bolachas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e embutidos possuem uma grande quantidade de sódio e são perigosos para a saúde do coração.

Evite carnes vermelha
O consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar o colesterol. Mas, isso não significa que ela tenha que ser excluída totalmente do cardápio. A carne vermelha é rica em proteínas e vitaminas, mas deve-se ficar atento a quantidade que está sendo consumida. É importante saber dosar e procurar alternar com outras, como a carne branca, por exemplo.
Durma mais, viva mais
Segundo especialistas, quem dorme menos de seis horas por dia tem mais chance de morrer. Sem qualidade no sono, os riscos de acidentes, devido à sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse, aumentam consideravelmente. Procure dormir entre 7-8 horas. Caso você tenha dificuldades para pegar no sono, procure um médico.