Cuidados importantes depois de uma cirurgia de mama

Depois que a mulher se submete a uma cirurgia nas mamas, para retirada de um tumor, é preciso tomar vários cuidados para evitar complicações, como inflação, infecção e inchaços (edema).

Uma das complicações mais impactantes pós-cirurgia é o linfedema, que é o acúmulo de líquidos no braço do lado operado. Estima-se que o linfedema afeta de 5 a 20% das mulheres e é mais comum quando a mastectomia é total, com retirada dos gânglios linfáticos, mas pode acontecer em qualquer tipo de cirurgia na mama.

Uma das funções do sistema linfático é proteger o organismo contra corpos estranhos e infecções. Quando a mulher é submetida ao esvaziamento das axilas, ou seja, quando o médico retira os gânglios linfáticos dessa região, são necessários cuidados especiais.
Outro ponto importante no pós-operatório é a movimentação dos braços. O ideal é iniciar o quanto antes a fisioterapia, que ajuda a recuperar os movimentos, a prevenir o edema e ainda melhora o processo de cicatrização.

Veja agora algumas recomendações importantes:

• Se você notar alguma mudança na cor da pele, surgimento de caroços ou mudança de temperatura no local operado, comunique seu médico imediatamente
  • Mantenha suas atividades diárias e de lazer, desde que não haja nenhuma contraindicação médica
  • Cuide do braço do lado operado, evitando queimaduras, cortes, arranhões, injeções ou vacinas
  • Não corte as cutículas
  • Se for realizar algum tipo de trabalho doméstico, use luvas para proteger a pele
  • Nunca tome sol no braço ou no local da cirurgia
  • Se precisar depilar a axila, use creme depilatório, jamais lâmina de barbear
  • Não carregue bolsas ou pacotes pesados
  • Prefira desodorantes sem álcool em forma de bastão

Cuidados com o dreno
Depois da cirurgia, o médico coloca o dreno, que vai acumular o líquido que é produzido no pós-cirúrgico. Também é preciso tomar alguns cuidados. Veja algumas dicas:

• Mantenha o dreno sempre preso à roupa
  • Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno
  • Esvazie o coletor duas vezes ao dia (pela manhã e à tarde), mas lave bem as mãos com água e sabão antes de fazer isso
  • Lembre-se de anotar a quantidade de secreção que saiu

Importante: Converse com seu médico e siga as orientações dele para ter um pós-operatório mais tranquilo.