Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Cansaço excessivo pode ser sinal de miocardite

Muitas pessoas confundem falta de ar, dores no peito e cansaço excessivo com o estresse. Mas esses sintomas podem indicar miocardite, uma doença que atinge o coração, inflamando o órgão e prejudicando a sua principal ação, que é bombear o sangue para o resto do corpo. Por isso, fique atento.

Com a miocardite, o coração perde “potência” para uma caminhada ou corrida, nos casos mais leves, ou até mesmo para se levantar da cama ou ir ao banheiro, nos casos mais graves. A doença é mais comum em homens e não escolhe idade. Ela pode ser contraída por meio de vírus, bactérias, fungos, drogas ou bebidas alcoólicas.

De acordo com especialistas, a miocardite pode ser diagnosticada através de exames de imagens, como eletrocardiograma, radiografia do tórax, ecocardiograma, ressonância magnética e, eventualmente, cateterismo cardíaco. Em situações extremas, pode ser necessária também a realização da biópsia do músculo cardíaco.

O tratamento da miocardite depende da causa. Se a doença foi contraída por vírus, os especialistas recomendam repouso. Já se a infecção tiver sido através de bactéria, o paciente terá que fazer uso de antibióticos. Em alguns casos, os médicos receitam medicamentos para fortalecer o bombeamento de sangue e reduzir arritmias cardíacas.

Se o paciente seguir todas as recomendações médicas, a miocardite pode não deixar sequelas. Em casos mais graves, no entanto, a doença pode exigir que o paciente use medicamentos pelo resto da vida para auxiliar no funcionamento pleno do coração. Se não tratar a tempo, a miocardite pode levar a um ataque cardíaco, ou até mesmo a um acidente vascular cerebral.