Câncer de próstata: deixe a vergonha de lado e coloque a saúde em primeiro lugar

Falar de câncer de próstata ainda é algo constrangedor para a maioria dos homens. Porém, os mitos, as piadas, a falta de informação e a vergonha reduzem a possibilidade de diagnósticos precoces e, consequentemente, aumentam as mortes causadas por esse tipo de câncer. Deixar de encarar esse tema como um tabu pode ajudar os homens no combate à doença.

A próstata é uma glândula que compõe o sistema reprodutor masculino, responsável por produzir e armazenar parte do fluído seminal (líquido viscoso que forma o sêmen, junto com outras secreções e os espermatozoides). Está localizada próximo à bexiga, envolvendo a uretra (canal por onde passa a urina).

O câncer de próstata é um tumor proveniente do crescimento desordenado de células, muito comum em homens acima dos 50 anos. Alguns homens não têm sintomas que possam indicar um problema até que o câncer já esteja num estágio mais avançado.

Entre os possíveis sintomas estão: necessidade frequente de urinar; dificuldade em iniciar ou parar a micção; fluxo urinário fraco, interrompido ou lento; sangue na urina ou no sêmen; desconforto (dor ou sensação de queimação) ao urinar ou ejacular; além de dor intensa na região lombar, quadris ou coxas, muitas vezes presente com a propagação do câncer da próstata agressivo ou seu avanço para outros órgãos.

Fatores de risco

Assim como o câncer de mama, o câncer de próstata está ligado ao envelhecimento, sendo a idade um importante fator de risco. A herança genética, fatores hormonais, certos hábitos alimentares (dieta pobre em nutrientes e fibras e rica em gorduras), sedentarismo e excesso de peso também aumentam os riscos de desenvolver um tumor na próstata. Além disso, os afrodescendentes têm mais chance de ter a doença que outros grupos étnicos.

O exame mais conhecido para o diagnóstico do câncer de próstata é o toque retal. Há ainda o exame de dosagem do PSA (proteína que é produzida pela próstata e que se eleva muito no sangue caso suas células cresçam desordenadamente) e o ultrassom.

Ao detectar uma anormalidade na glândula, o médico pode solicitar uma biópsia (a retirada de pequenos fragmentos da próstata). Trata-se de um procedimento simples e seguro, realizado no ambulatório, sem a necesidade de internação. Ele é guiado pelo ultrassom, via transrretal (pelo ânus/reto) por meio de uma sonda.

Uma punção, realizada por meio de uma agulha especial, disparada por uma pistola automática, é feita nas áreas suspeitas ou de forma mais abrangente, se necessário. Por conta da sedação, o paciente praticamente não sente dor.

Como tratar – A conduta varia de acordo com o tipo e tamanho do tumor, além da idade do paciente. Pode incluir cirurgia de remoção da próstata, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. O câncer de próstata é uma doença grave que merece total atenção. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, uma pessoa morre de câncer de próstata a cada 40 minutos no Brasil. Porém, com um diagnóstico precoce, o paciente chega a ter 90% de chance de cura.

Lembre-se: Procure seu urologista e faça uma check up da sua próstata a partir dos 40 anos.