Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Café reduz risco de doenças, diz estudo

Tomar um cafezinho pela manhã é regra em quase todos os lares brasileiros. A bebida é tão popular no país que lidera a lista de consumo per capita de vários alimentos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, a grande questão que sempre girou em torno dessa iguaria tão querida é se ela faz bem ou mal à saúde. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo de café tanto na versão comum quanto na descafeinada é benéfico sim à saúde, reduzindo o risco de morte prematura por doenças cardíacas, suicídio, diabetes e mal de Parkinson.

Para chegar a essa conclusão foram analisados os hábitos de 208.501 mil enfermeiros e outros profissionais de saúde durante 30 anos. Com os dados coletados, foram comparados os resultados dos indivíduos que não bebiam café ou ingeriam menos de duas xícaras por dia.

Mas, atenção: os benefícios do café valem para quem bebe entre duas a cinco xícaras de por dia. De acordo com os pesquisadores os componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e à inflamação sistemática, o que explica alguns dos resultados da pesquisa. Por isso, o seu consumo moderado pode ser incluído como parte de uma dieta saudável e balanceada.