Antes de ser fitness, é necessário passar por uma avaliação física

pele
Psoríase: a doença de pele que pode afetar o coração
18 de novembro de 2016
pele
Dezembro Laranja conscientiza sobre o câncer de pele
8 de dezembro de 2016

A busca pelo corpo perfeito pode ser perigosa e requer muita atenção. Antes de se tornar uma pessoa fitness, é necessário conhecer o limite do corpo e o caminho que terá que ser percorrido. Por isso é necessário procurar um profissional da saúde para realizar uma avaliação física posteriormente à programação de atividades físicas, e não se aventurar sozinho em alguma academia.

A avaliação física aponta o condicionamento da pessoa e auxilia na escolha de atividades que podem oferecer melhores resultados. Além disso, o acompanhamento com um profissional de saúde pode detectar deficiências em determinadas atividades, permitindo uma orientação para superá-las, e impedir que a atividade física seja agressiva, vindo a causar lesões leves e até mesmo graves.

Quanto mais informações o profissional de saúde adquirir da pessoa antes de ela iniciar as atividades físicas melhor serão os resultados finais. Com dados nas mãos, os exercícios podem ser definidos de acordo com a capacidade individual de cada pessoa, fazendo com que ela evolua ainda mais rápido e os efeitos das atividades físicas sejam menores e menos desgastantes.

Quanto maior for a resistência cardiorrespiratória, melhor o desempenho nas atividades físicas como andar, correr e pedalar. Para determinar a resistência, especialistas recomendam o teste ergométrico em uma esteira ou bicicleta, para que sejam observadas as frequências cardíacas e da pressão arterial durante o repouso e o esforço. A partir dela é possível obter as faixas específicas de cargas de treinamento relacionadas a uma frequência cardíaca ideal.

Ter informações sobre a flexibilidade muscular e das articulações também são importantes antes de iniciar as atividades físicas. Testes simples de imagem podem apontar a capacidade do corpo em realizar e sustentar determinados movimentos e evitar possíveis fraturas, caso os exercícios não sejam feitos da maneira correta. Por isso é essencial fazer uma avaliação física para treinar de maneira segura e poder alcançar os objetivos com sucesso.