Tomossíntese aumenta em 41% o diagnóstico de câncer de mama invasivo

Um estudo publicado no JAMA (Journal of The American Medical Association) confirmou que a tomossíntese (mamografia 3D) aumenta em 41% o diagnóstico de tumores invasivos, 29% o diagnóstico de outros tumores de mama e diminui em 15% o número de diagnósticos errados. Os resultados do estudo se baseiam na comparação entre a mamografia tradicional e a tomossíntese.

A tomossíntese é aprovada no Brasil há três anos e é realizada na Clínica Cavallieri. Trata-se de um exame de imagem que representa um avanço da mamografia digital. A tomossíntese permite visualizar a mama, de forma tridimensional, ou seja, em 3D.

Desta forma, são obtidas várias imagens, em fatias bem finas, de até 1mm de espessura, que depois serão analisadas em computadores especializados de alta resolução. A técnica de posicionamento e compressão da mama é a mesma que na mamografia, e o exame é realizado de forma semelhante.

Felizmente, mulheres com mamas densas agora contam com a tomossíntese que oferece detalhes que permitem identificar tumores mais facilmente, principalmente em mamas mais densas, diferenciando-os, por exemplo, de uma simples sobreposição de estruturas glandulares, algo comum nas mamografias de pacientes mais jovens.

Durante o exame, pela posição do aparelho, é possível capturar imagens em diferentes ângulos. Além disso, potencializa a exatidão na caracterização dos achados mamográficos. Isso é um importante diferencial para a paciente, pois reduz ou até elimina a necessidade de refazer o exame. A tomossíntese é um avanço tecnológico recente, e se traduz como mais uma importante ferramenta na detecção precoce do câncer de mama.

Essa pesquisa confirma a utilidade do exame para detectar o câncer de mama. Além de diagnosticar mais casos de câncer, a tomossíntese também diminui custos com exames adicionais. Vale lembrar que a mamografia 3D é especialmente importante, pois permite a detecção de tumores pequenos, em estágios em que é possível tratar.

Para a mulher, não há muita diferença, é feita com uma mamografia convencional, com uma duração um pouco maior. Veja abaixo outras vantagens da tomossíntese.

Vantagens da Tomossíntese:

Lembre-se: Se você tem 40 anos ou mais, faça sua mamografia anualmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *