Manter uma dieta balanceada, beber muita água e praticar atividades físicas regularmente são hábitos indicados para prevenir diversas doenças. De problemas cardíacos ao câncer de mama. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, manter hábitos saudáveis é importante e pode ajudar a prevenir a doença que mais mata mulheres no país. Conheça algumas dicas e aumente sua proteção contra o câncer de mama:

Pratique exercícios físicos
Segundo um levantamento feito por pesquisados norte-americanos e publicado no Journal of the National Cancer Institute, adolescentes que deram início a prática de exercícios físicos diminuíram em mais de 20% as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta. Os pesquisadores relataram que a atividade física reduz os níveis de estrogênio, hormônio relacionado ao risco de câncer.

Cuidado com a balança
O excesso de peso aumenta as chances do surgimento do câncer de mama. Na menopausa, os riscos são ainda maiores quando as mulheres estão com sobrepeso ou sofrem com a obesidade. De acordo com especialistas, o tecido adiposo (formado por gorduras) contribui para a formação de hormônios como o estrógeno, que pode descontrolar a reprodução celular e causar a doença.

Evite o álcool
Além de todo mal que o álcool pode oferecer à saúde humana, como problemas no fígado, ele é considerado por muitos especialistas como um fator de risco para o câncer de mama. Segundo estudos recentes, o consumo de apenas 14 miligramas de álcool por dia pode aumentar as chances do surgimento da doença em até 30%.

Controle o estresse
Alguns estudos mostram que as mulheres que vivem em uma rotina de estresse tem quase o dobro de chances de desenvolver o câncer de mama. Ainda não se sabe os motivos que possam explicar a relação do estresse com a doença, mas sabe-se que a relação entre ambos é evidente. Especialistas recomendam controlar o estresse através de técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

Atenção aos outros sintomas
Apesar das diversas campanhas, ainda existem muitas mulheres que não sabem que a aparição de caroço ou nódulo no seio não são os únicos sintomas do câncer de mama. Alterações na auréola e secreções também podem ser sinais da doença. Portanto, quando perceber alguns desses sintomas, é importante procurar um médico o mais rápido possível.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *