Tratamentos adequados com as varizes podem evitar complicações

Mais que um problema estético, as varizes são consideradas um problema de saúde. Em muitos casos as varizes provocam dor e desconforto, além de aumentarem os riscos de doenças circulatórias. As varizes, como qualquer outro problema de saúde, exigem cuidados e um tratamento adequado para evitar sua evolução e complicações futuras.

Atualmente, existem diversos tratamentos contra as varizes e eles variam de acordo com as características e calibre das veias afetadas. Para as mais finas, normalmente são feitas aplicações no próprio consultório médico, com agulhas e seringas. Alguns profissionais fazem o uso do laser, que é menos agressivo e não precisa de agulhas.

Já o tratamento para veias de tamanho médio e grande, como a safena, é necessário a utilização da radiofrequência, ou do endolaser, para a introdução de um cateter especial na veia afetada. Nesses casos, o procedimento é realizado em um centro cirúrgico e leva algumas horas para ser concretizado.

De acordo com especialistas, se o tratamento não for feito de maneira adequada, pode trazer complicações sérias, como úlceras venosas, ou feridas, e insuficiência venosa crônica, ou ainda queimaduras na pele. Para eles, a avaliação clínica e exames como o Eco Color Doppler Vascular é fundamental para reduzir os riscos.

Causas e sintomas
As varizes, normalmente de origem genética, sofrem importante influência das variações hormonais e podem aparecer já na adolescência. Porém, como sua evolução é lenta, a pessoa só percebe quando se encontra com a idade mais avançada. Os fatores que aumentam o risco de desenvolver as varizes são inúmeros: ser do sexo feminino, gravidez, excesso de peso, histórico familiar e ficar muito tempo em pé.

Entre os principais sintomas das varizes estão o surgimento de veias tortuosas, dilatadas e azuladas logo abaixo da pele. No entanto, dores, ardores, ou sensação de peso nas pernas, além de inchaço dos pés, tornozelos e coceira na pele também podem ser considerados sintomas de varizes. Alguns cuidados, como praticar atividade física, elevar as pernas ou usar meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações.

Mas, caso os sintomas persistirem após essas medidas, procure ajuda médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *