O inverno está chegando, as temperaturas estão diminuindo cada vez mais e as dores pelo corpo se intensificaram. Nesse período do ano, é comum as pessoas sofrerem com esses problemas. Para se ter uma ideia, em um estudo feito recentemente pela Escola Nacional de Saúde Pública com mais de 12 mil brasileiros, 36% afirmaram sentir dores nas costas em dias frios.

Segundo os especialistas, a resposta para o aumento das dores está na musculatura. Nesse período do ano, as pessoas ficam mais tempo paradas, ou costumam andar mais encurvadas para se protegerem do frio. Isso acaba comprimindo os vasos sanguíneos e reduzindo a irrigação muscular, fazendo com que o músculo leve mais tempo para exercer suas funções, ocasionando a rigidez e até mesmo provocando uma contratura muscular.

Em alguns casos, essas dores provocadas pelas baixas temperaturas, somadas ao controle inadequado da saúde, sobrepeso e sedentarismo, podem desencadear problemas clínicos mais graves, como hérnia de disco, artrose e artrite. Além disso, a predisposição familiar também pode contribuir para o surgimento dessas doenças.

Para diminuir as dores e tentar evitar esses problemas clínicos mais graves, são necessários cuidados simples, como praticar atividades físicas e usar agasalhos reforçados para evitar a exposição prolongada no frio. Se atentar a postura corporal também é importante para prevenir alterações na musculatura da coluna.

Outro cuidado simples nessa época é a alimentação. Para conter as dores, especialistas indicam consumir alimentos que possuam ômega 3 (linhaça, canola, atum, sardinha, brócolis e gema de ovo). E para combater o frio, são indicadas sopas que contenham substâncias bioativas, como cebola, alho, soja e tomate. Simples de fazer, leve e ajuda a saciar a fome, que também aumenta nessa época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *