Dor abdominal, indisposição e febre são alguns dos sintomas comuns da apendicite, mas também de várias outras doenças. Por isso, é importante saber identificar os sinais e sintomas específicos da apendicite e realizar uma ultrassonografia para o diagnóstico correto. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre a apendicite.
O que é apendicite?
Apendicite é uma inflamação do apêndice, um órgão que está conectado ao intestino grosso e que, segundo especialistas, não tem uma função específica. Embora qualquer um possa desenvolver apendicite, a maioria dos casos acontece em pessoas que têm entre 10 e 30 anos de idade.
O problema acontece quando um fragmento de fezes entra e começa a aumentar a pressão ou quando o próprio tecido linfoide hipertrofia e cresce de forma desordenada e obstrui o apêndice.
Sinais e sintomas de apendicite
Geralmente, os sintomas de apendicite começam de forma repentina e vão piorando com o tempo. Se o apêndice estiver em contato com a bexiga, vai parecer uma infecção urinária e o paciente vai sentir ardência para urinar. Mas, os sinais e sintomas mais comuns da apendicite são os seguintes:
- Dor repentina que começa do lado direito do abdômen ou ao redor do umbigo;
- Dor que piora ao tossir, espirrar, andar ou outros movimentos bruscos;
- Inchaço abdominal;
- Náusea e vômito;
- Perda de apetite;
- Constipação ou diarreia;
- Febre.
Apendicite é uma emergência médica e o diagnóstico precoce é muito importante para que o apêndice não rompa e não cause uma séria infecção. Não há outra opção de tratamento além da cirurgia para remoção do apêndice. Mas fique tranquilo, é possível viver uma vida normal sem este órgão.