Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com

Alimentação pode causar dores de cabeça; conheça cinco “vilões”

A Organização Mundial da Saúde estima que 90% das pessoas sofrem ou já sofreram de cefaleia, a popular dor de cabeça. As causas são variadas, mas destacam-se o estresse, a falta de sono e a alimentação. De acordo com estudos recentes, aquilo que comemos no almoço e no jantar, ou o que deixamos de comer ao longo do dia, pode provocar essas dores.
Especialistas explicam que algumas substâncias presentes em determinados alimentos podem desencadear a cefaleia, especialmente naquelas pessoas que sofrem de crises de enxaqueca. O jejum ou ficar longos períodos sem comer também pode levar as dores de cabeça, apontam. Por isso, é necessário evitar alguns tipos de alimentos e manter uma dieta balanceada.
Conheça cinco alimentos que podem provocar as temidas e incômodas dores de cabeça:

Chocolate
O chocolate tem o “poder” de relaxar, mas também pode provocar dores de cabeças intensas, dependendo da quantidade que for consumida. Isso por que esse doce possui aminas, substâncias que podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo assim o surgimento da cefaleia.

Café
O café, assim como o refrigerante, chá preto ou energético, bebidas ricas em cafeína, pode causar dores de cabeça em duas situações. Primeiro, se o seu consumo for feito acompanhado de medicamentos que possuem cafeína, e segundo pela própria abstinência de cafeína, pois pessoas que estão acostumadas a beber café podem sofrer com os efeitos da redução.

Derivados de leite
Leite integral, manteiga, margarina, queijo amarelo e requeijão, assim como biscoitos recheados, doces e carne gorda, possuem proteínas alergênicas, como a beta lactoglobulina e caseína. Se foram consumidas em excesso, acabam se tornando prejudiciais à saúde e podem desencadear fortes dores de cabeça.

Frituras
Batata frita, coxinha ou um bife na frigideira podem causar sérios danos à saúde. E isso não é restrito ao coração. Alimentos fritos são ricos em ácidos graxos oleico e leonéico, substâncias que podem causar contrações dos vasos sanguíneos cerebrais quando consumidas em excesso, vindo, assim, a desencadear a cefaleia.

Embutidos
Salame, presunto, peixes em conserva, patês a até caviar são ricos em nitratos e nitritos. Essas substâncias presentes nos alimentos embutidos também podem provocar dores de cabeça da mesma maneira que as aminas. Assim como acontece com o chocolate, o consumo dos embutidos podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro e causar cefaleia.

Posts Relacionados