Ultrassom no diagnóstico da endometriose

Felizes as mulheres que não sofrem com as cólicas menstruais, desconforto comum durante o ciclo menstrual. Entretanto, quando a cólica é muito intensa, causando cansaço, desânimo e até incapacidade para o trabalho, por exemplo, pode indicar um problema cada vez mais comum: a endometriose.

O que é endométrio?
O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero. Sensível às alterações do ciclo menstrual, é nele que o óvulo, depois de fertilizado, se implanta. Quando não há fecundação, a maior parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O restante cresce novamente, de acordo com os próximos ciclos.

E a endometriose?
É um processo inflamatório provocado por células do endométrio que deveriam ter sido expelidas na menstruação, mas migraram para um local fora do útero (ovários, trompas ou alças intestinais). Mesmo fora de seu local de origem, essas células voltam a se multiplicar e a sangrar, o que provoca dor e formação de cicatrizes.

Os sintomas de endometriose
A infertilidade pode ser o primeiro sinal da endometriose em muitas mulheres. Cerca de 30% a 40% delas têm problemas para engravidar.

Outro sinal comum é a dor intensa ao longo da menstruação, que também pode ocorrer durante a relação sexual, micção ou evacuações.

O que causa a endometriose?
As causas ainda não estão bem definidas. Uma das hipóteses é a herança genética, ligada a alterações do sistema imunológico. Outros fatores são: o deslocamento das células do endométrio durante o sangramento menstrual, durante cirurgias ou por meio da corrente sanguínea.

Como diagnosticar?
O primeiro passo é realizar o exame ginecológico clínico. Sob a suspeita de endometriose, alguns exames laboratoriais e de imagem, como o ultrassom transvaginal poderão ajudar na investigação médica.

Como tratar a endometriose?
Considerada uma doença crônica, a endometriose diminui na menopausa, por conta da baixa na produção dos hormônios femininos. Os anticoncepcionais, sob orientação médica, podem ajudar as mulheres mais jovens. Alguns regulam os níveis de hormônio, induzindo ciclos menstruais mais curtos e mais leves, outros, quando tomados sem intervalos, suspendem a menstruação. A critério médico, a cirurgia pode ser indicada.