Tudo o que você precisa saber sobre o Hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada atrás da traqueia (gogó). Sua função principal é atuar na regulação de diferentes mecanismos metabólicos, além de interferir no peso, sono, humor, memória, concentração, entre outros processos.

Quando a tireoide está muito ativa, ou seja, produzindo mais hormônios do que o organismo necessita, acontece o hipertireoidismo. A energia do corpo é consumida com mais rapidez e várias funções vitais são aceleradas.

Veja baixo dados fundamentais sobre o hipertireoidismo:

– Os casos de hipertireoidismo são mais frequentes nas mulheres
– Excesso de iodo na alimentação, nódulos da tireoide, ingestão de hormônios da tireoide sem indicação médica são as principais causas da doença
– O hipertireoidismo pode afetar a gravidez, assim como a capacidade da mulher engravidar
– Irritação, nervosismo, ansiedade, mãos trêmulas e suadas são sintomas do problema, assim como perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo e perda de cálcio nos ossos
– Quando o organismo começa a produzir anticorpos que atacam a tireoide ocorre a doença de Graves, causa mais comum do hipertireoidismo
– Pessoas com a doença de Graves podem apresentar olhos mais saltados, com aspecto de serem maiores
– O diagnóstico é simples, feito por meio de exames de sangue que vão dosar os hormônios T3 e T4, que aparecem acima do valor ideal
– A tireoide de pessoas com hipertireoidismo fica aumentada
– Hipertireoidismo não causa câncer de tireoide
– Toda pessoa com mais de 40 anos de idade deve fazer um check da tireoide

Que tal marcar uma consulta com seu médico para avaliar a saúde da sua tireoide?