Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Tratamento para câncer de mama aumenta risco de desenvolver osteoporose

Tratamento para câncer de mama aumenta risco de desenvolver osteoporose

A osteoporose atinge mais de 10 milhões de pessoas, só no Brasil. Estima-se que 1 a cada 3 mulheres com mais de 50 anos de idade têm osteoporose. Nos homens, a estimativa é de 1 a cada 5. A doença causa a perda e a deterioração da massa óssea, que eleva muito o risco de fraturas. O principal grupo de risco são as mulheres na pós-menopausa, devido à falta do estrógeno, hormônio feminino que estimula a formação dos ossos.

Quando o câncer de mama é sensível à presença dos hormônios, o tratamento é feito justamente para inibir a atividade hormonal, deixando assim a mulher mais predisposta a desenvolver a osteoporose. Além disso, o câncer de mama atinge principalmente mulheres com 50 anos ou mais, que já apresentam deficiência de estrogênio devido à menopausa.

O melhor é prevenir
Embora os maiores fatores de risco para desenvolver a osteoporose sejam o gênero sexual e a idade, a arma mais eficaz contra a doença é a prevenção, ou seja, ingestão adequada de cálcio e vitamina D desde a infância, prática de exercícios físicos, entre outros hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e realizar exames preventivos a partir dos 40 anos de idade.

Pessoas com 50 anos de idade precisam tomar de cinco a seis copos de leite, por dia, para atingir a quantidade ideal de cálcio. Vale lembrar que não é apenas o leite que oferece o mineral; legumes, peixes e leguminosas também contém cálcio, mas em menor quantidade.

Mas, o cálcio precisa da vitamina D para ser absorvido. A melhor forma de obter a vitamina D é expondo-se ao sol, desde que não haja contraindicação médica, principalmente para pacientes que fazem radioterapia. Se for o caso, o médico pode indicar suplementos de cálcio e vitamina D.

Dicas

  • Mantenha uma alimentação saudável e rica em cálcio
  • Pratique uma atividade física, principalmente para ajudar a fortalecer a massa óssea e os músculos
  • Pare de fumar e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Cigarro e álcool aceleram a perda da massa óssea
  • Exponha-se ao sol, pelo menos 20 minutos por dia
  • Evite quedas e acidentes domésticos
  • O cálcio compete com o ferro, portanto, sempre que possível, deixe os alimentos ricos em cálcio para as refeições como café da manhã e lanches. No almoço e jantar dê preferência às carnes, que são ricas em ferro
  • Evite tomar café e refrigerantes de cola após ou durante as refeições, pois eles eliminam a absorção do cálcio pelo organismo