Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Teste ONCOTYPE DX é aliado na escolha do tratamento para o câncer de mama

Teste ONCOTYPE DX é aliado na escolha do tratamento para o câncer de mama

Em 2006, cientistas do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, em Baltimore (Estados Unidos), anunciaram a decifração do código genético do câncer de mama. Isso abriu caminho para o desenvolvimento de terapias personalizadas para a doença. Foram descobertos mais de 189 genes mutantes para tumor de mama. Além da quantidade, os cientistas descobriram que os tipos de tumor eram muito diferentes entre si.

Esta descoberta mostrou à classe médica que nem todas as mulheres respondem ao tratamento da mesma maneira. Isso abriu portas para as pesquisas sobre as terapias-alvo, os biomarcadores e outras ferramentas úteis no combate ao câncer de mama.

Uma delas é o Oncotype DX, um teste genético que avalia 21 genes relacionados com o crescimento e com a disseminação do câncer de mama. Atualmente, o exame é indicado para pacientes que apresentam tumores com receptores de estrógeno positivos. Este tipo de tumor se desenvolve quando há uma multiplicação anormal das células das glândulas mamárias, incentivada pelo estrógeno.

O principal objetivo do teste é dar o prognóstico do risco da recidiva e a necessidade ou não do tratamento quimioterápico. Quando o Oncotype DX revela que o tumor possui um baixo risco de voltar, a quimioterapia pode deixar de ser realizada.

Em mais de 35% dos casos, o resultado do Oncotype DX permite alterar a conduta médica previamente estabelecida. Portanto, o teste é de extrema importância porque evita a quimioterapia em mulheres nas quais o benefício previsto é mínimo ou inexistente, tanto pela toxicidade quanto pelo próprio custo do tratamento.

Vale lembrar que o teste ainda não é feito no Brasil, porém alguns laboratórios contam com parcerias para a realização do exame nos Estados Unidos.