Quando é necessário fazer o ultrassom de tireoide?

O Ultrassom de tireoide agora entrou para o hall dos exames de screening, você sabia?

Os exames de screening são denominados assim por serem uma forma de rastreamento de alguma doença. Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter determinada doença.

Na tireóide não é diferente. O exame de ultrassom de tireoide nos ajuda a identificar se há nódulos e se eles oferecem risco à saúde do paciente.

Então, o que fazemos para identificar esses riscos? Fazemos uma punção da tireoide para que essas células sejam analisadas.

Mas a boa notícia é que o tumor de tireoide tem baixa agressividade. Ou seja, quando identificado precocemente as chances de cura chegam a quase 100%.

Nestes casos, as células ainda estão restritas à glândula tireoide e ainda não se espalharam pelo corpo.

Os tumores mais agressivos na tireoide existem, mas são uma raridade, menos de 2%.

Porém, ele não demonstra muitos sintomas, se manifesta silenciosamente no corpo.

Então, o ideal é ter um bom acompanhamento médico, e incluir a ultrassom de tireoide sempre que necessário. Este exame é reconhecido como padrão ouro para o diagnóstico dessas doenças.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta.