Por que você tem tanta dor de cabeça?

Por que você tem tanta dor de cabeça? Os exames de imagem podem ajudar

Enxaqueca, cefaleia ou dor de cabeça… Qualquer uma dessas três enfermidades incomoda – e muito – a vida pessoal e profissional de quem as tem.

Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 20% das mulheres brasileiras são vítimas da enxaqueca, doença neurovascular que se caracteriza por crises repetidas de dor de cabeça. Além das dores, a enxaqueca pode trazer outros problemas de saúde, como a depressão.

Quando se fala em cefaleia tensional, o número aumenta. Até 88% das mulheres e 69% dos homens apresentam episódios desse tipo de dor de cabeça no Brasil. Alterações emocionais, estresse psicossocial, tensão, ansiedade e depressão são encontradas com frequência no quadro dos pacientes com cefaleia tensional.

Porém, além desses casos tidos como “comuns”, algumas dores de cabeça necessitam de avaliação cuidadosa. São elas:

• Cefaleia primária da tosse: dores de cabeças desencadeadas pela tosse ou por esforço abdominal. 40% dos pacientes que sofrem dela possuem outras doenças que devem ser investigadas com exames de imagem, como a tomografia.
  • Cefaleia trovoada primária: a dor sentida lembra um raio que parece partir a cabeça do paciente ao meio. É importante realizar exames apropriados para afastar os riscos de ruptura de aneurisma craniano.

Outros casos em que os exames de imagem podem ser necessários:

• Cefaleia iniciando após os 50 anos de idade (causas: tumores, artrite temporal)
  • Cefaleia intensa e de início súbito (causas: hemorragia subaracnóidea, encefalopatia hipertensiva)
  • Aumento rápido da frequência e da severidade das cefaleias (tumores, outras lesões intracranianas)
  • Cefaleia em pacientes com outras doenças infecciosas ou imunidade baixa (linfoma primário do sistema nervoso, neurotoxoplasmose, meningite e outras doenças oportunistas)
  • Cefaleia em pacientes com câncer (metástases meníngeas ou parenquimatosas).
  • Cefaleia de início recente (dias) acompanhada de febre, rigidez do pescoço e confusão mental (causas: meningites, encefalites, abscessos)
  • Presença de secreção nasal ou sinais de gripe (sinusite)
  • Presença de hipertensão arterial (encefalopatia hipertensiva, AVC isquêmico ou hemorrágico)
  • Cefaleia com alterações no exame clínico-neurológico
  • Cefaleia após um traumatismo craniano (hematomas, infecções).

Está preocupado com as suas dores de cabeça? Procure por um profissional.