Seu filho anda tendo febre e tosse com frequência? Fique atento, pois esses são os principais sintomas da pneumonia, responsável por 15% das mortes de crianças no mundo com idade inferior a cinco anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que a doença mate cerca de 11% das crianças com até um ano de idade e 13% entre um e quatro anos.

A pneumonia é uma forma de infecção respiratória aguda que atinge o pulmão, preenchendo os alvéolos de pus e fluídos e tornando a respiração dificultosa, além de limitar a entrada de oxigênio. A infecção pode ser causada por vírus, bactérias e fungos que são transmitidos de diferentes formas: inalação – geralmente as bactérias e os vírus podem estar instalados na garganta ou nariz; por meio do ar – espirros e tosses; pelo sangue, logo após o nascimento.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da pneumonia em crianças são a falta de aleitamento materno, deficiência de vitamina A, poluição ambiental, exposição à fumaça de cigarro, peso baixo no nascimento e desnutrição. Esses dois últimos fatores representam um alto risco de óbito pela doença.

Além disso, crianças que não receberam imunização adequada contra as principais doenças infectocontagiosas que predispõe à pneumonia e seus agentes, como sarampo, varicela, coqueluche, gripe, Haemophilus influenzae tipo b e pneumococos estão mais suscetíveis a desenvolver a doença.

Sintomas e diagnóstico

As crianças que apresentam os seguintes sintomas devem procurar ajuda médica imediatamente:

–        Tosse

–        Febre frequente

–        Aumento da frequência respiratória, com gemência e retração das costelas

–        Prostração

–        Dificuldade para se alimentar

O diagnóstico é feito por exame clínico, com auscultação dos pulmões, e radiografia de tórax – exame fundamental para conferir a gravidade do problema e definir não somente o diagnóstico, como também o prognóstico.

Tratamento

Na maioria dos casos, a pneumonia é tratada com antibióticos orais, de acordo com a prescrição médica. Se o estado de saúde da criança estiver bom, ela poderá ficar em casa sob acompanhamento do médico.  A hospitalização é recomendada somente em casos mais graves.

Prevenção

A forma mais eficaz de prevenção contra a pneumonia é estar atento ao calendário de vacinas obrigatórias. A imunização contra as bactérias pneumococos e Haemophilus influenzae b, que causam a maior parte das pneumonias, deve ser administrada regularmente.

Também é importante manter o estado nutricional adequado da criança para melhorar as defesas naturais do organismo. A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida é uma medida essencial nesse processo.

Além disso, evitar que a criança tenha exposição à fumaça de cigarro, locais com poluição e aglomeração de pessoas, principalmente no inverno, ajuda a reduzir o número de infecções.