Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Para que serve o ultrassom de tireoide

Para que serve o ultrassom de tireoide

Em formato de borboleta, a tireoide é uma das glândulas mais importantes do corpo humano. Muitas pessoas desconhecem os problemas que podem acontecer quando a tireoide secreta mais ou menos hormônios do que deveria.
Os hormônios da tireoide, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), são responsáveis pela regulação da taxa de metabolismo, controle dos batimentos cardíacos, funcionamento intestinal, memória, humor, funções de aprendizado, entre outras.

Além da desregulação da secreção dos hormônios, a tireoide pode apresentar outros problemas, como o surgimento de nódulos e cistos. Por isso, é muito importante fazer exames periódicos da tireoide, incluindo o ultrassom.

O ultrassom de tireoide é um exame simples, que não requer nenhuma preparação. Nele, o médico radiologista poderá analisar o tamanho da glândula, além da presença de nódulos e cistos.

Pesquisas recentes estimam que, acima dos 40 anos de idade, cerca de 50% da população possui algum tipo de nódulo na tireoide, mesmo sem desconfiar e nem apresentar sintomas ou alterações em exames de sangue. Os nódulos, geralmente, são mais frequentes em mulheres, são de pequeno tamanho e, em muitos casos, somente descobertos por meio do exame ultrassonográfico.

Estima-se que, dentre todos os casos de nódulos tiroidianos, apenas 5% são malignos. Portanto, em situações específicas, além da ultrassonografia, também é indicada uma biópsia para resultados mais conclusivos.

A ultrassonografia é de vital importância para a detecção dos nódulos na tireoide, que em apenas 10% dos casos são palpáveis no exame físico. Durante o exame, nódulo ou cistos de dois milímetros podem ser visualizados facilmente pelo médico. Depois do exame, o médico radiologista emite um laudo que servirá para o médico que solicitou o exame avaliar a conduta a ser adotada.

Entenda melhor a diferença entre cisto e nódulo
Nódulo é uma formação sólida, quase sempre benigna. Mas, pode ser câncer e por isso é sempre recomendado fazer uma biópsia para confirmar o diagnóstico.
O cisto é uma formação preenchida por líquido, mas não oferece riscos. Em alguns casos, precisa ser drenado.
Lembre-se da importância da tireoide para a sua saúde. Procure seu médico e faça seu check up.