Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Para que serve a mamografia

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Mamografia e a data nos faz lembrar sobre a importância da realização desse exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Como em qualquer outra doença, identificar o problema no início aumentam as chances de recuperação. No caso dos tumores de mama, a identificação precoce aumenta em 95% as chances de cura.

Veja a seguir as principais informações à respeito desse exame tão importante.

O que é mamografia?
Mamografia é um exame de imagem que serve para avaliar a saúde das mamas. Funciona como uma radiografia das mamas em que o médico radiologista pode detectar a presença de nódulos, cistos ou outras lesões. A mamografia usa raios X para gerar imagens da mama.
O que é uma mamografia digital?

A mamografia digital tem uma qualidade de imagem superior à mamografia comum. Esse diferencial é importante, pois ajuda a detectar mais precocemente o câncer de mama, especialmente em mulheres que têm a mama mais densa. Assim como a mamografia tradicional, a digital usa os raios X para gerar imagens da mama, porém em vez de utilizar o filme para captar e registrar a imagem, é utilizado um detector para capturar e converter os raios X em uma imagem digital.

Quem deve fazer a mamografia?
Todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade devem realizar uma mamografia por ano.

Existe alguma contraindicação para fazer a mamografia?
Qualquer mulher com mais de 40 anos pode fazer a mamografia, inclusive mulheres que têm próteses de silicone ou já fizeram alguma cirurgia plástica nos seios. Se a mulher estiver grávida ou desconfiada que possa estar grávida, não deve realizar a mamografia, salvo com recomendação médica e avental de chumbo, para proteger o bebê.

Por que é preciso guardar as mamografias?
A mamografia é um exame de imagem, podemos dizer que é uma foto da sua mama. A cada ano o médico é capaz de comparar o exame anterior ao exame atual para checar se houve mudanças, se houve aumento de alguma lesão encontrada ou para descartar uma imagem suspeita. O ideal é guardar os exames e levar os últimos 3 quando for realizar um novo.

A mamografia é o único exame para detectar um câncer de mama?
Embora seja um exame fundamental, ele não é o único, pois para mulheres com menos de 40 anos não é indicado, devido à densidade mamária. O ultrassom de mamas é um exame muito utilizado para prevenção e também para detecção do câncer de mama. Em alguns casos a ressonância magnética também pode ser utilizada. Entretanto, quem define que tipo de exame que deve ser feito é sempre o médico.

O que é tomossíntese?
A tomossíntese representa um avanço da mamografia digital, pois permite uma avaliação tridimensional da mama. O equipamento é bem parecido, mas a tecnologia é bem mais avançada. Uma das principais vantagens é que reduz ou elimina a necessidade de realizar o exame novamente. É útil, especialmente, para as mulheres com mamas densas.

A mamografia dói?
A mamografia é um exame rápido. Entretanto, algumas mulheres podem sentir certo desconforto pela compressão das mamas. O ideal é fazer fora do período menstrual, pois nesse período as mamas ficam mais sensíveis. Porém, como é rápido, qualquer desconforto é passageiro. Outra dica é ir com uma roupa confortável e com um sutiã mais largo, se possível sem bojo.

Existe algum preparo para o exame?
No dia do exame, a mulher não deve usar nenhum creme, desodorante, loção ou talco na região das axilas e das mamas. Não é preciso estar em jejum ou nenhum outro tipo de preparação. Se tiver exames anteriores, é interessante trazer. Outra dica é se a mulher estiver amamentando, o ideal é esvaziar as mamas uma hora antes do procedimento.