Pacientes que ignoram sintomas triviais podem atrasar diagnóstico de câncer

Pessoas que ignoram sintomas triviais ou se preocupam em desperdiçar o tempo de médicos podem estar atrasando o diagnóstico de cânceres, sugere um estudo britânico publicado no British Journal of General Practice. Alguns pacientes também preferem não ir ao médico com medo de serem diagnosticados com a doença, por não acreditarem no sistema de saúde ou por acharem que o sintoma está relacionado ao envelhecimento.

A pesquisa avaliou como pessoas com sintomas possivelmente relacionados ao câncer decidem procurar um médico. Um questionário foi respondido por mais de 1700 pessoas acima dos 50 anos. As questões não falavam de câncer especificamente, mas incluíam 17 sintomas e dez sinais comumente ligados à doença, como tosse persistente, dificuldade ao falar, caroços inexplicáveis pelo corpo, alterações na urina, perda de peso repentina e sem explicação e feridas que não curam.

Mais de 900 pessoas firmaram ter tido pelo menos um dos sintomas ligados ao câncer nos três meses anteriores ao estudo e cerca de 45% deles não haviam procurado um médico para identificar a origem desses problemas.

Uma mulher com dor abdominal persistente não realizou os exames recomendados por achar que se a dor desaparecia de vez em quando não era necessário investigar o sintoma. Um homem que identificou alterações na urina afirmou que procurar ajuda médica muitas vezes seria um “sinal de fraqueza”.

Os resultados alarmantes sugerem a importância de ressaltar alguns sintomas como sinais da necessidade de procurar um médico e realizar exames periódicos. Algumas pessoas só decidiram buscar ajuda após terem contato com alguma campanha sobre os sinais da doença ou foram encorajados por parentes e amigos, o que sugeria a importância dos sintomas e o perigo que esses sintomas poderiam representar.

O diagnóstico precoce pode significar um tratamento mais eficaz e uma recuperação mais fácil.