Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Criada em 1990 nos Estados Unidos e agora popular no mundo todo, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que pode chegar ao final deste ano com 57.960 novos casos e 14,3 mil óbitos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva, o Inca.

O câncer de mama é o segundo mais comum no país e uma das doenças com taxa de mortalidade mais alta entre as mulheres. Para os especialistas, isso acontece justamente pelo diagnóstico tardio, já que no Brasil os exames que podem rastrear o câncer de mama nem sempre estão ao alcance da população – o SUS, por exemplo, recomenda a realização dos exames para mulheres acima dos 50 anos.

E segundo um levantamento feito pela A. C. Camargo Cancer Center, com 4.527 pacientes entre 2000 e 2010, 4 em cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama na instituição tinham menos de 50 anos e não descobririam a doença se tivessem seguido a orientação do Ministério da Saúde. A Sociedade Brasileira de Mastologia, por sua vez, recomenda a realização dos exames a partir dos 40 anos.

Além da falta de acesso a tecnologias que podem rastrear o câncer de mama, a desinformação também pode contribuir para o seu diagnostico tardio. Ao contrário do que muitos pensam, o fato genético não é fundamental para o surgimento da doença. De acordo com especialistas, na maioria dos casos, o câncer de mama aparece devido a mutação de células da mama, formando o tumor, e não apenas porque a pessoa tem uma predisposição genética.

A prevenção é semelhante a outros tipos de câncer: evitar álcool e tabagismo, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. E assim como acontece com outras doenças, o câncer de mama se detectado precocemente, as chances de cura aumentam consideravelmente. Para isso é importante todas as mulheres, independentemente da idade, conhecerem seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

O autoexame é um grande aliado na descoberta precoce do câncer de mama. Através dele é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados nas axilas ou no pescoço.