Outono aumenta risco de doenças cardiovasculares; previna-se

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A estação é mais conhecida pelo aumento das doenças respiratórias, porém, junto com elas, o coração se sobrecarrega e o risco de doenças como infarto, arritmias e acidente vascular cerebral aumentam.

As doenças cardiovasculares matam mais de 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Mas muitas destas mortes poderiam ser evitadas com medidas que protegem o coração dos fatores de risco. Algumas simples mudanças de hábitos e cuidados durante as estações mais frias podem ajudar, e muito, a cuidar do coração.

Por que o outono aumenta o risco de doenças cardiovasculares?

As temperaturas mais baixas e o ar seco, características comuns do outono, podem prejudicar o coração de diversas formas fazendo com que ele tenha que trabalhar mais para manter o corpo aquecido. O frio causa o aumento da pressão arterial e da tendência à coagulação do sangue, e o coração fica sobrecarregado, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

A exposição à poluição, típica de um dia mais seco, também pode levar ao aumento da coagulação do sangue e inflamação sistêmica, que estão associados aos eventos trombóticos que ocorrem no infarto e acidente vascular cerebral.

Além disso, comum durante o outono e o inverno, a gripe também pode prejudicar o funcionamento do coração, pois faz com que ele tenha que trabalhar muito mais. Outras doenças respiratórias que podem ter efeitos cardíacos são as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). Elas diminuem a oxigenação do sangue e podem ser um fator de risco para o infarto, ainda mais em situações estressantes que reduzam a capacidade pulmonar.

Como evitar doenças cardiovasculares no outono?

Diante de tantos riscos, é importante tomar alguns cuidados durante o outono, especialmente se você já tiver um problema cardíaco. Veja algumas dicas:

1. Em dias mais frios, esteja sempre bem agasalhado, principalmente se tem mais de 60 anos;

2. Tenha refeições quentes e tome muita água para dar ao seu corpo a energia necessária para mantê-lo aquecido;

3. Se você sentir que está com tosse ou resfriado, não espere que piore. Vá ao médico;

4. Não deixe de tomar a vacina da gripe. Ela ajuda a prevenir o infarto;

5. Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;

6. Aqueça o ambiente de trabalho e de casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada;

7. Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e rotina de exercícios físicos

8. Realize exames de rotina para acompanhar os níveis de colesterol no sangue e a pressão sanguínea.