Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Os perigos da azia, queimação e dores no estômago

Com a rotina atribulada, muitas pessoas acabam se alimentando mal e por consequência sofrem com azia, queimação e dores no estômago. Sensações e sintomas que normalmente são negligenciados pelas pessoas, que optam por se automedicar. No entanto, é importante ficar atento e procurar um especialista para realizar um diagnóstico correto, pois a azia, queimação e dores podem ser sinais de algum problema mais grave.
Assim como qualquer outra doença, para ser descoberta é necessária a realização de exames laboratoriais. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Gastrite e refluxo são problemas comuns, que causam dores no estômago, queimação e azia, mas também essas sensações e sintomas podem ser uma úlcera, ou até mesmo um tumor, quando vierem acompanhadas de febre, perda de peso e fraqueza.
Um dos primeiros exames a serem feitos para detectar algum problema no estômago é a endoscopia. Considerado seguro, apesar de ser um procedimento invasivo, o exame consiste em introduzir uma sonda com uma microcâmera na ponta pela boca do paciente até que se alcancem os órgãos que serão avaliados. Para isso, o paciente deve ser sedado ou, no caso de crianças, ser aplicada uma anestesia.
A endoscopia pode rastrear tumores, que se forem detectados em estágio inicial, possibilita a realização do tratamento curativo por métodos menos invasivos, minimizando os custos e os efeitos, além de proporcionar uma recuperação mais rápida. Para ser bem-sucedido, esse tratamento deve ser conduzido por especialistas que disponham de tecnologia suficiente e tenham equipamentos apropriados.

Exames preventivos
Pessoas que têm familiares de primeiro grau que sofreram com algum problema no estômago, ou que tiveram gastrite crônica detectada em avaliações recentes fazem parte do grupo de risco. Para elas é necessário realizar exames preventivos frequentemente. Mesmo que problemas relacionados ao estômago surjam rapidamente, é possível detectar alguma alteração através dos exames.