Obstrução das artérias coronárias: como prevenir e diagnosticar

Tipo mais comum entre as doenças cardíacas, a doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias, os vasos sanguíneos que irrigam o coração. Sua ocorrência se dá com o crescimento de placas de gordura na parte interna das artérias, tornando-as endurecidas e estreitas. Esse processo é chamado de aterosclerose.
A consequência mais imediata do entupimento parcial das artérias coronárias é a redução do fornecimento de sangue e oxigênio para o coração, causando dores no peito e falta de ar. O ataque cardíaco é deflagrado quando acontece o bloqueio total da artéria.
A DAC acomete mais os homens, a partir dos 45 anos, enquanto as mulheres correm maior risco a partir dos 55 anos ou após a menopausa. Outras condições favorecem o surgimento de problemas nas artérias coronárias, como um histórico familiar de doença cardíaca, sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, “colesterol ruim” alto (LDL) e diabetes.

Prevenção
O primeiro passo para prevenir a DAC é controlar os fatores de risco acima descritos. A boa notícia é que a implementação de qualquer medida direcionada a um só objetivo acaba contribuindo para o combate a todos os fatores.
Por exemplo: dar um fim ao sedentarismo por meio de atividades físicas ajuda a perder peso e a reduzir o nível de colesterol, glicemia (açúcar no sangue) e pressão arterial. Ou parar de fumar leva ao aumento do “colesterol bom” (HDL) e à regulação da pressão.
Quanto mais cedo esses cuidados forem tomados, menores serão as chances de desenvolver uma DAC com implicações sérias à saúde. Isso porque o processo de obstrução das artérias coronárias pode se desenrolar ao longo de anos sem manifestação de sintomas, aumentando, assim, a probabilidade de bloqueio total do vaso.

Diagnóstico
Havendo suspeita de DAC, o médico fará inicialmente uma série de perguntas sobre sintomas, histórico médico e fatores de risco. A depender das informações, o paciente pode ser submetido aos seguintes exames:

– Eletrocardiograma: mede a função elétrica e a regularidade da batida do coração.
– Ecocardiograma: exame de ultrassom que fornece imagens obtidas através de ondas sonoras.
– Teste de esforço: mede o bombeamento do coração durante a prática de um exercício, quando ele trabalha com mais força e batendo mais rápido.
– Cateterismo cardíaco: faz o diagnóstico e tratamento de condições cardíacas através de um cateter colocado dentro de um vaso sanguíneo no braço, coxa ou pescoço.
– Angiografia coronária: durante o cateterismo, um pigmento é inserido nas artérias coronárias, permitindo examinar o fluxo sanguíneo através do coração.