Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Novembro Azul reforça a importância dos exames preventivos do câncer de próstata

De acordo o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e, apenas este ano, foram estimados 61,2 mil novos casos no país. Os motivos para o alto índice da doença são a falta de informação e, principalmente, o preconceito que muitos homens ainda têm com as consultas médicas e os exames que podem identificar o câncer de próstata, como o toque retal.

Para tentar desmistificar e conscientizar a população masculina da importância de buscar ajuda com profissionais da saúde foi criada a campanha Novembro Azul. É neste mês, onde se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro), que os trabalhos de prevenção contra a doença são intensificados pelos órgãos e entidades públicas e particulares de saúde.

Assim como qualquer outro tipo de câncer, se diagnosticado precocemente, as chances de cura aumentam consideravelmente, podendo chegar até a 95%, dependendo das características do tumor. Quando descoberto a tempo, os pacientes podem ser operados, submetidos a tratamento de radioterapia, ou até mesmo serem apenas acompanhados sem sofrer nenhum tipo de tratamento.

Atualmente, além do toque retal, recomendado para homens acima de 50 anos, para prevenir a doença, existe também a dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame sanguíneo.

Dores lombares, na bacia ou joelhos, problemas de ereção e sangramento pela uretra são os principais sintomas do câncer de próstata. Porém, na maioria dos casos, o tumor não apresenta sinais até que atinja um tamanho considerável, que dependendo da situação pode ser irreversível. Por isso, é importante procurar auxílio médico e realizar os exames preventivos periodicamente.

Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, principalmente as de origem animal, contribuem com a melhoria da saúde em geral e pode ajudar indiretamente na prevenção do câncer de próstata. Especialistas indicam também praticar atividades físicas (cerca de 30 minutos diários), manter o peso ideal, diminuir o consumo de álcool e não fumar.