Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Mulheres obesas têm 40% mais risco de ter câncer

Mulheres obesas têm 40% mais risco de ter câncer

Essa é a principal conclusão de um estudo publicado no mês de março de 2015 pela organização britânica Cancer Research UK. De acordo com a pesquisa, o excesso de peso aumenta o risco de câncer de intestino, mama (depois da menopausa), vesícula, rins, pâncreas, útero e esôfago.

A pesquisa avaliou um grupo de mil mulheres obesas. Destas, 274 apresentaram maior tendência a desenvolver câncer ao longo da vida. Foram avaliadas também mil mulheres com peso considerado normal e apenas 194 apresentaram risco aumentado. O estudo analisou pelo menos sete tipos de câncer ligados ao peso em excesso.

Os resultados desse estudo são preocupantes, uma vez que no Brasil 47,4% das mulheres apresentam sobrepeso e 17,5% estão obesas, de acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde (Vigitel- 2013).

Vários estudos já haviam demonstrado que o câncer tem uma relação importante com a obesidade, como um estudo do The Lancet de 2014, que mostrou que quando o índice de massa corporal (IMC) aumenta em 5 kg/m², há um aumento de 62% no risco de câncer do útero, de 31% para o câncer de vesícula, de 25% para os rins, de 10% para o câncer de colo do útero e de 9%, tanto para o câncer de tireoide quanto para a leucemia. O estudo mostrou também a influência da obesidade no aparecimento de câncer colorretal, fígado, ovários e mamas.

Pequenas mudanças, grandes diferenças

A grande maioria dos casos de câncer está ligada ao estilo de vida e não ao fator hereditário. Isso quer dizer que a prevenção está em suas mãos! A primeira atitude é avaliar se você está acima do peso. Para isso, calcule seu índice de massa corporal (IMC). Veja abaixo:

– Divida o peso em quilos pela sua altura (em metros) ao quadrado. Exemplo:

Peso= 80kg

Altura: 1,80m:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

 

Se seu IMC estiver acima de 24,99, você já está com sobrepeso. Portanto, é hora de tomar uma atitude em prol da sua saúde. Em primeiro lugar adote uma alimentação equilibrada, rica em produtos frescos, grãos integrais e reduza o consumo de gorduras, açúcar, bebida alcoólica, embutidos, comida de fast food, etc. Faça no mínimo seis refeições por dia, mastigue bem os alimentos e beba bastante água. Além de controlar a alimentação, a perda de peso depende da atividade física, que deve ser regular. Caminhar, passear com o cachorro, andar mais a pé, nadar, pedalar. A regra é não ficar parado.

 

Também é importante procurar um médico para fazer alguns exames preventivos e dar orientações para a perda de peso saudável, além de verificar qual atividade física é mais recomendada para você.

Lembre-se: a sua saúde está em suas mãos, cuide bem dela!