Mitos e verdades sobre o câncer de mama

É muito comum ter dúvidas em relação à saúde, principalmente quando se trata do câncer de mama. A doença, geralmente polêmica, é rodeada por diversos mitos que permeiam a cabeça de muita gente e podem atrapalhar os cuidados relacionados à prevenção.

Pensando nisso, elencamos os principais mitos e verdades sobre esse tipo de tumor que costumam surgir em nossas redes sociais e, inclusive aqui no blog, e esperamos esclarecer as suas dúvidas. Afinal, prevenir é saúde!

O câncer tem cura.
Verdade: Embora cada paciente tenha um tratamento individualizado e responda de forma particular às terapias, o câncer é curável, desde que seja diagnosticado precocemente e acompanhado com regularidade.

Todo nódulo que aparece nas mamas é câncer.

Mito: Pelo contrário, a maioria dos nódulos ou cistos que surge nas mamas não é maligna. Um tipo comum de tumor que aparece é o fibroadenoma, que é uma condição benigna. De qualquer maneira, qualquer alteração nas mamas requer exames para avaliar, por isso procure seu mastologista.

Faço o autoexame regularmente em busca de caroços. Não preciso de outros exames.
Mito: O autoexame das mamas é essencial a todas as mulheres, porém, essa prática não é capaz de identificar todos os tipos de tumores, principalmente os que estão em fase inicial. Portanto, para ter um diagnóstico preciso, é necessário consultar um médico, que irá fazer um exame clínico e solicitará a mamografia ou a ultrassonografia, de acordo com a idade da paciente e histórico familiar.

Tumores benignos geram metástase.

Mito: Tumores benignos não são considerados câncer, portanto não têm capacidade de invadir outros tecidos para gerar metástases. Além disso, depois de tratados ou removidos cirurgicamente, não têm a tendência de voltar a ocorrer.

A terapia de reposição hormonal pode causar câncer de mama.
Verdade: A terapia de reposição hormonal é usada em mulheres na pós-menopausa para minimizar os sintomas do climatério e reduzir a osteoporose. No entanto, o uso prolongado de estrogênio e progesterona aumenta o risco do desenvolvimento do câncer de mama.

O câncer de mama pode ser hereditário.

Verdade: Se há casos na família de câncer de mama, ovário e próstata comunique o seu médico, pois é uma informação relevante para o diagnóstico. Porém, vale ressaltar que não é qualquer parentesco que aumenta o risco, é preciso que seja pai, mãe e irmãos, embora as informações sobre os demais familiares também sejam importantes.

O câncer de mama é causado pelo crescimento anormal das células.

Verdade: Qualquer tipo de câncer é causado pelo crescimento desordenado das células. As células normais tem um tempo de vida limitado enquanto que as células cancerosas superam esse tempo e continuam a crescer passando do ponto em que as células normais parariam de crescer. Outro dado importante é que as células cancerígenas tem a habilidade de invadir outros tecidos do corpo, enquanto que as células normais não tem essa capacidade.

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres
Mito: O que mais mata as brasileiras são as doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame (AVC). Em segundo lugar aparece o câncer de mama.