Infecção urinária mal cuidada pode virar pielonefrite

Os dias estão mais quentes, anunciando a chegada do verão, a estação preferida dos brasileiros. Mas, além de curtir os dias ensolarados, é preciso também prestar atenção à saúde do trato urinário. Estima-se que no verão há um aumento de 30% nos problemas urinários, como a cistite (infecção na bexiga).

Uma das explicações é que nos dias mais quentes, as pessoas urinam menos, o que favorece o crescimento das bactérias no interior da bexiga, causando a cistite. A doença é considerada a infecção bacteriana mais comum e atinge principalmente mulheres, entre os 20 e 40 anos de idade, além de gestantes. Os homens com mais de 55 anos também são afetados pelo problema.

A infecção urinária é causada, em geral, pela bactéria Escherichia Coli., que invade a uretra e penetra no sistema urinário, causando a doença. Entre os principais sintomas estão a sensação de urgência para urinar, a necessidade frequente em urinar, dor ou ardência ao urinar, dor nas costas e dor pélvica.

O diagnóstico da infecção urinária é simples, feito por meio de um exame de urina. O tratamento envolve antibióticos e medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor. Apesar disso, muitas pessoas não procuram atendimento médico, o que pode significar um agravamento do quadro, que necessita de internação.

Quando não tratada em tempo, a infecção urinária pode ir para os rins e virar uma pielonefrite. Isso acontece quando a bactéria sobe pelos canais que ligam os rins à bexiga e alcança o órgão. Os sintomas típicos da pielonefrite são:

• Febre
  • Dor lombar
  • Náuseas e vômitos

A cistite é o principal fator de risco para desenvolver uma pielonefrite. Entretanto, pessoas como o sistema imunológico deprimido, que passaram por cirurgias, com anormalidades anatômicas do aparelho urinário e homens com doenças na próstata apresentam mais probabilidade de desenvolver uma infecção nos rins.

Diagnóstico
O médico levará em conta os sintomas, além de pedir exames de urina e de imagem, como o ultrassom, para confirmar o diagnóstico. A pielonefrite exige tratamento com antibióticos, muitas vezes, em ambiente hospitalar, pois em alguns casos, as bactérias se tornam resistentes aos medicamentos.

É fundamental procurar atendimento médico! A pielonefrite não tratada pode virar uma infecção generalizada, que levar à morte.

Prevenção
Uma vez que a cistite constitui o maior fator de risco para desenvolver uma pielonefrite, é perfeitamente possível prevenir a doença. Veja algumas dicas:

• Nunca segure a urina, pois as bactérias presentes na bexiga podem se proliferar e subir para os rins
  • Beba muita água para ajudar os rins a eliminarem substâncias nocivas à saúde
  • Procure urinar com frequência, pois a micção é um mecanismo natural de defesa do trato urinário contra a invasão de bactérias
  • Mantenha uma higiene pessoal rigorosa. Os orifícios vaginal e uretral, bem como a região ao redor, devem ser cuidadosamente limpos, para evitar que bactérias intestinais eliminadas com a evacuação penetrem na vagina ou na uretra
  • Lembre-se dos cuidados de higiene após cada relação sexual. Mulheres com infecção urinária devem urinar antes e após todo ato sexual