Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Hipotireoidismo e hipertireoidismo: saiba como diferenciar as doenças mais comuns da tireoide

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 15% da população sofre com problemas na tireoide. E os maus que mais acometem a glândula são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Alterações que podem ser tratadas sem maiores complicações, se diagnosticadas rapidamente. No entanto, muitos não sabem que possuem algum tipo de disfunção na tireoide devido à falta de conhecimento dos sintomas.
A tireoide está localizada no pescoço e é responsável por liberar dois hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo, o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina). Eles controlam a velocidade do metabolismo e interferem no desempenho de órgãos importantes, como o coração e rins. Por isso, qualquer disfunção na tireoide pode afetar diretamente na saúde das pessoas.

Conheça melhor as principais diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo:

Hipotireoidismo

A baixa produção dos hormônios pela tireoide causa o hipotireoidismo. O sexo feminino é o mais afetado com essa falha e segundo especialistas, a causa é variada, embora a mais frequente seja uma variação autoimune, quando o próprio organismo começa a atacar a tireoide. Outro fator que pode causar o hipotireoidismo é a quantidade de iodo no organismo. Tanto altas doses como baixos níveis dessa substância.
Os sintomas são muitos, podendo ir desde cansaço, até dores musculares. Em alguns casos, intestino preso, menstruação irregular, dificuldades de concentração e sonolência excessiva podem ser sinais do hipotireoidismo. Como os sintomas são variados, é difícil diagnosticar a doença, que pode ser feita através de exames de imagem e sangue.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo não é tão comum quanto o hipotireoidismo, mas ainda assim afeta milhões de brasileiros, sendo em sua maioria mulheres. A principal causa do hipertireoidismo é quando a glândula da tireoide encontra-se exageradamente ativa, produzindo hormônios em excesso. Isso pode causar alterações em diversos órgãos do corpo devido a grande quantidade de T3 e T4.
Os sintomas do hipertireoidismo são diferentes do hipotireoidismo. Entre os principais sinais estão irregularidade e aceleração nos batimentos cardíacos, geralmente acima de 100 batimentos por minuto, nervosismo, mãos trêmulas, ondas de calor repentinas, intestino solto, e perda de peso repentina. Mas, existem alguns sintomas parecidos, como fraqueza e dores musculares, além de alterações no ciclo menstrual.
Assim como hipotireoidismo, para diagnosticar o hipertireoidismo é essencial a realização do ultrassom da tireoide e exames de sangue. Converse com o seu médico.