exame_raiox
RAIO-X
11 de julho de 2016
exame_elastografia
ELASTOGRAFIA
11 de julho de 2016
Show all

MAMOGRAFIA DIGITAL/TOMOSSÍNTESE

mamografia
A mamografia é um exame de imagem usado para avaliar a saúde das mamas. Funciona como uma radiografia das mamas, permitindo ao médico radiologista a detecção de nódulos, cistos ou outras lesões. A mamografia usa raios-X para gerar imagens da mama.

A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem realizar uma mamografia por ano, inclusive mulheres que têm próteses de silicone ou que já fizeram alguma cirurgia plástica nos seios. Se houver histórico de câncer de mama na família, o médico, provavelmente, iniciará a rotina de observação da mama mais cedo.
Mamografia Digital
É o exame de mamografia com aquisição digital das imagens, o que aumenta a precisão do diagnóstico em pacientes jovens ou com mamas densas. Através da avaliação de imagens arquivadas digitalmente é possível um estudo complementar diminuindo o número de reconvocações para complementar o exame e facilitando as comparações futuras.
Tomossíntese (Mamografia 3D)
A Tomossíntese é uma variação da mamografia digital que permite uma avaliação tridimensional da mama. É realizada com a mama comprimida como na mamografia. A Tomossíntese tem o potencial de melhorar a caracterização dos achados mamográficos, reduzir o número de lesões benignas que seriam desnecessariamente submetidas à biopsia, e, principalmente, aumentar as taxas de detecção do câncer de mama.