Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Exames de rotina

Exames de rotina aumentam as chances de descoberta precoce de tumores cardíacos

 

Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os problemas no coração matam mais de 17 milhões de pessoas por ano em todo o planeta.

 

Entre eles, os tumores são pouco considerados e quase sempre passam despercebidos. Isso porque são silenciosos e assintomáticos, porém 25% dos casos podem ser malignos. Eles podem ser primários – originando-se no próprio tecido do coração – ou secundários – quando resultam da metástase de outro câncer preexistente (como nas mamas, pulmões e pele, por exemplo).

 

Os primeiros podem ocorrer em pessoas de todas as idades, inclusive jovens adultos. Os metastáticos são mais comuns em idosos. Cerca de um quinto das pessoas que morrem de câncer já possuem algum tipo de comprometimento metastático no coração.

 

Os tumores no coração geram um mau funcionamento do órgão, assim como outras doenças cardíacas: falta de ar, perda de capacidade física, insuficiência súbita, aparecimento brusco de arritmias ou queda da pressão arterial decorrente de hemorragia.

 

Realizar exames de rotina pode detectar o câncer em estágio precoce. Raio-X, tomografia, ressonância magnética, ecocardiografia e biópsia trazem informações significativas. Quanto antes o tumor for encontrado, menos invasivo será o tratamento e mais chances de cura o paciente terá.

 

Caso tenha dúvida sobre o tema, deixe seu comentário abaixo. COMPARTILHE!