Entenda por que a Hipercolesterolemia Familiar (HF) é grave

O colesterol ruim (LDL) é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que por sua vez, matam cerca de 300 mil pessoas todos os anos.

O risco de doenças do coração aumenta em 13 vezes para quem tem a Hipercolesterolemia Familiar (HF), doença grave e hereditária, caracterizada pelo acúmulo de colesterol ruim (LDL) desde o nascimento.

Estima-se que no mundo todo existam mais de 10.000.000 de indivíduos portadores de HF. Entretanto, menos de 10% sabem que tem a doença e menos de 25% recebem tratamento hipolipemiante.  Além disso, a incidência de HF é maior entre as doenças genéticas, chegando a ocorrer um caso em cada grupo de 200 pessoas.

Entre as principais doenças do coração provocadas Hipercolesterolemia Familiar estão a doença aterosclerótica prematura (em homens abaixo de 55 anos e em mulheres abaixo de 65 anos) e a Doença Arterial Coronariana (DAC) prematura. A incidência desses problemas, chegam a afetar, inclusive, adolescentes que tenham HF.

Como identificar a HF:

O diagnóstico precoce da HF é a melhor forma de evitar as complicações da doença e mantê-la sob controle. Veja como a doença pode ser identificada:

– Histórico familiar de hipercolesterolemia e/ou doença aterosclerótica prematura: converse com seus familiares e investigue os níveis de colesterol LDL de parentes, principalmente os de primeiro grau.

– Esteja em dia com seus exames de check-up para verificar as taxas elevadas de colesterol LDL

– Cuidados com as crianças: se houver histórico da doença na família, as crianças a partir dos 10 anos já podem ser avaliadas.

Cuide do seu coração

Embora a Hipercolesterolemia Familiar (HF) seja uma doença genética que não pode ser modificada, existem outros fatores de riscos ligados aos maus hábitos de vida que podem prejudicar a saúde do seu coração, como o tabagismo, sedentarismo e a má alimentação.

Se você se identificou com esses fatores, mude já o seu comportamento! Além disso, realize exames periódicos de check-up, incluindo a ecocardiografia.