Entenda o que é a próstata aumentada

A hiperplasia da próstata benigna ou próstata aumentada, como é mais conhecida, é definida por um aumento no tamanho da glândula que obstrui total ou parcialmente a uretra. Essa é a doença mais comum da próstata e afeta cerca de 72% dos homens no mundo.

Com incidência maior a partir dos 50 anos, o problema causa sensação de bexiga cheia e dor ao urinar, fazendo com que o indivíduo vá diversas vezes ao banheiro, inclusive durante a madrugada

Nos casos mais severos, a doença pode apresentar risco de desenvolvimento de problemas na bexiga, retenção urinária e infecções, impactando profundamente na qualidade de vida, rotina, vida conjugal e profissional do homem.

Causas e Diagnóstico

As causas do crescimento da próstata estão associadas ao envelhecimento, fatores genéticos, obesidade, diabetes e tabagismo. O diagnóstico é feito por meio de acompanhamento clínico e toque retal. Em alguns casos, exames de ultrassom e estudo urodinâmico são complementares e auxiliam no diagnóstico preciso. É importante esclarecer que a hiperplasia da próstata não evolui para o câncer de próstata.

Tratamento

O tratamento da doença se baseia no tamanho da próstata, intensidade dos sintomas e nível do PSA, uma enzima que ajuda a detectar a presença do tumor benigno. Alguns casos em que o paciente não apresenta sintomas, os médicos recomendam somente o acompanhamento regular. Porém, quando o indivíduo começa a ter dificuldades para urinar, o tratamento com medicamentos deve ser feito.

Cerca de 30% dos pacientes precisam de intervenções cirúrgicas para diminuir o tamanho da glândula, que pode chegar a pesar por volta de 120 gramas. As cirurgias incluem as de ressecção transuretral convencional, ou à laser.

Prevenção

A melhor forma de diminuir as chances de desenvolver a hiperplasia da próstata é manter uma vida saudável, sem cigarro e com uma alimentação equilibrada. Além disso, os homens devem realizar visitas regulares ao urologista a partir dos 40 anos.