Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Entenda melhor a hérnia de disco

Se você é homem ou mulher, tanto faz, mas se você tem mais de 35 anos de idade saiba que corre um risco maior de desenvolver hérnia de disco que pessoas mais jovens. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com o problema, que pode ser totalmente incapacitante.

A hérnia de disco é uma doença que atinge os discos intervertebrais, que se localizam entre uma vértebra e outra da coluna, tendo a principal função de “amortecer” o impacto de um osso no outro. A hérnia nada mais é que o desgaste desses discos, que acabam pressionando os nervos próximos e causam muita dor, o que impede vários tipos de movimentos, como andar, sentar, levantar, etc.

Em 90% dos casos as hérnias são causadas pelo sedentarismo e pela má postura. O envelhecimento natural, traumas e lesões, além de predisposição genética também são importantes fatores de risco.

A hérnia de disco cervical costuma afetar pessoas entre 30 e 50 anos. A dor geralmente é no pescoço e se irradia para os braços, causando fraqueza muscular e formigamento. Quando isso acontece, é possível que o nervo já tenha sido atingido.

Já a hérnia de disco lombar é a mais comum é pode afetar pessoas mais novas, de acordo com os fatores de risco. A dor no nervo ciático é a principal queixa da hérnia de disco lombar, presente em cerca de 90% dos casos.

Os sinais de que há algo errado com a sua coluna são bem típicos. Se depois de caminhar, rir ou tossir, você sentir dor nas costas, assim como a dor que aparece depois que você ficou longos períodos sentado ou deitado, ou durante a noite, todos esses são indícios da presença de uma hérnia de disco.

Na avaliação médica serão solicitados vários exames, como o raio-X panorâmico da coluna, realizado na Clínica Cavallieri. Com equipamentos digitais, a exposição do paciente à radiação é menor e o arquivamento digital permite disponibilizar o exame até mesmo pela internet.

O tratamento pode variar desde sessões de fisioterapia e medicamentos para aliviar a dor, até cirurgias para repor os discos com próteses.

Cuide bem da sua coluna

Manter uma boa postura é fundamental para a saúde como um todo, inclusive da coluna. Mas, não basta para prevenir a hérnia de disco. Por isso:

– Pratique uma atividade física regularmente

– Durma em um colchão adequado para seu peso e altura, assim como escolha um travesseiro de boa qualidade

– A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas semiencolhidas e com um travesseiro no meio delas

– Cuide do seu peso! Pessoas obesas têm um risco muito maior de ter hérnia de disco