Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Emprestar maquiagem pode ser perigoso

Muitas mulheres têm o hábito de emprestar, ou usar a maquiagem de outras pessoas. No entanto, a prática cada vez mais comum, deve ser evitada. Segundo a Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, o mau uso dos cosméticos pode provocar contaminações por micro-organismos na pele, nos olhos e na boca.

O risco é ainda maior se a maquiagem estiver vencida, já que existem substâncias nos produtos que evitam a proliferação de bactérias e fungos, mas que perdem a eficácia após o prazo de validade.

Pelo batom, por exemplo, existe o risco de transmissão do vírus do herpes, além de inúmeras bactérias, que podem causar desde mau hálito a doenças na gengiva e cáries. Já com as maquiagens para os olhos, como máscara para cílios e delineadores, quando seu uso é compartilhado, podem transmitir conjuntivite, terçol e até tracoma.

Outro item perigoso para os olhos e até a visão é o rímel. Se não usá-lo de forma individual, pode acumular bactérias dentro do tubo do produto. As infecções podem ser de leves a graves, podendo até ocasionar a perda permanente da visão. O ideal, além de não emprestar, é trocá-lo a cada três meses.

Confira algumas dicas para evitar a contaminação:

– Armazene seus produtos em um ambiente limpo;

– Não guarde sua maquiagem com itens que tornam a contaminação mais fácil, como dinheiro e documentos;

– Na hora de se maquiar, evite as esponjas, pois elas acumulam bactérias. Opte pelos pincéis;

– Para evitar que seus pincéis sejam contaminados, lave-os a cada 15 dias;

– Se você vai se maquiar no salão e não confia nos produtos que serão utilizados, leve os pincéis ou até mesmo suas próprias maquiagens.