Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Dra. Suzana Aquino Cavallieri / Radiologista – CRM 31991-7/RJ
Resultados
Kliniki.com
cavalieir

Dor abdominal pode ser sinal de doenças graves; saiba mais

Muitos acreditam que as dores abdominais são sinais apenas de gases ou intestino preso. Cuidado! Dores abdominais requer muita atenção, pois podem ser sinal também de problemas bem mais sérios, como doenças renais, no aparelho digestivo e até ginecológicas.
De acordo com especialistas, nesta região estão concentrados muitos órgãos e as chances de alguma doença ser diagnostica são bem maiores. O importante é que as pessoas conheçam o seu próprio corpo.
Caso a dor esteja ligada uma refeição mal feita ou ao período menstrual, existem medicamentos que podem aliviar o incômodo, mas caso a dor seja prolongada ou seguida de sinais mais graves, como febre, é necessário procurar um médico.
Para verificar o quadro em que o paciente se encontra ou diagnosticar alguma doença, é necessária a realização de exames clínicos, como o ultrassom. A partir dele, o médico poderá dar início ao tratamento das dores abdominais. 

Conheça os sinais mais alarmantes:

Febre
Quando a temperatura corporal aumenta pode significar o surgimento de doenças bacterianas ou virais, infecção intestinal ou algo até mais grave. Em caso de febre, é fundamental procurar atendimento médico, para o diagnóstico seja feito o quanto antes.

Náuseas e vômito
Náuseas e vômito podem indicar desde a má digestão até problemas intestinais, como infecções e inflamações em outros órgãos da região abdominal. Apendicite, pancreatite e cálculo renal causas náuseas e vômito, portanto, cuidado.

Diarreia
A dor abdominal acompanhada de diarreia pode ser apenas uma intoxicação alimentar, mas quando a dor persiste, é preciso atenção. Nesses casos, as dores abdominais podem ser sinais de doenças inflamatórias intestinais, ainda mais se conter sangue nas fezes.

Perda de apetite
A redução de apetite é perigosa, ainda mais quando for acompanhada de dores abdominais. Se os sintomas forem recorrentes é necessário procurar por ajuda médica, pois em alguns casos, pode se tratar de alguma doença intestinal ou até mesmo um tumor.

Dor recorrente
Quando as dores abdominais se estendem por vários dias não é um bom sinal. Normalmente, nesses casos, elas indicam quadros inflamatórios, como colites, ou até mesmo surgimento de cálculos. Procure um médico e não faça a automedicação.