Doenças cardiovasculares é a principal causa de morte no país; atenção aos sinais do coração

gastrite
Gastrite e outras doenças no estômago podem ser intensificadas pelo estresse
24 de fevereiro de 2017
hepatite-C
Novos medicamentos podem ajudar no tratamento da hepatite C
10 de março de 2017

A falta de cuidados básicos com a alimentação e bem-estar, aliada à ausência de prevenção e de tratamento dos fatores de risco transformaram as doenças cardiovasculares na principal causa de morte no Brasil. Segundo as estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 350 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de problemas no coração.

Números duas vezes maiores que os óbitos causados por todos os tipos de câncer juntos e 2,5 vezes mais que a terceira causa de mortes no Brasil, que são os acidentes de trânsito. Os casos de morte por doenças cardiovasculares são também 100 vezes maiores que aqueles causados por doenças infecciosas, como a AIDS. Um quadro alarmante, que poderia ser melhorado através de medidas simples.

De acordo com especialistas, os brasileiros não costumam fazer a prevenção de doenças cardiovasculares, muito menos de seus fatores de risco, como hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. Além disso, muitas pessoas que fazem parte do grupo de risco mantêm hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo, o sedentarismo e a alimentação irregular. O acesso ao tratamento médico também é um problema enfrentado no país.

Fique atento ao coração

Os sinais e sintomas que se manifestam em quase todas as doenças cardiovasculares ou que podem indicar algum tipo de comprometimento cardíaco são falta de ar, no repouso ou no esforço, dores no peito, devido à má circulação sanguínea no local, cansaço fácil, desmaio, palpitações ou taquicardia, tosse seca persistente, pressão alta, tonturas, má circulação nas pernas, impotência sexual e inchaço nos tornozelos.

A maioria dos casos de doenças cardíacas não surge sem esses sinais e sintomas, segundo os especialistas. Elas se desenvolvem ao longo dos anos, de forma silenciosa. Por isso é necessário atenção e cuidado com a saúde sempre, já que algumas são descobertas somente com a realização de exames clínicos, como eletrocardiograma, testes ergométricos e ecocardiograma.

Para prevenir as doenças cardiovasculares, recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e gordura, além da prática regular de exercícios físicos. Evite bebidas alcoólicas e cigarro.